As unidades da rede municipal de ensino de Curitiba receberam nesta quinta-feira, 18, o retorno dos alunos após quase um ano desde a suspensão  das aulas motivada pela pandemia da Covid-19. Neste ano as aulas serão ofertadas em formato híbrido (presencial + videoaulas da TV Escola Curitiba) ou remoto (videoaulas + kits pedagógicos), conforme a escolha dos pais. “Os pais ou responsáveis vieram receber orientações e esclarecer eventuais dúvidas sobre os formatos de ensino que estamos ofertando. E, claro, muitas crianças começam a matar as saudades do ambiente escolar”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Nesta quinta, a TV Escola Curitiba levou ao ar uma aula inaugural do programa Linhas do Conhecimento, para os estudantes de ambos os modelos.

Na segunda-feira, 22, começa o primeiro grupo de aula presencial nas escolas para educação infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). O segundo grupo começa na segunda-feira da semana seguinte e, quem esteve no presencial na primeira semana, assistirá as videoaulas em casa.

Para todos

Nesta volta às aulas, os estudantes recebem quatro máscaras reutilizáveis cada um. A Secretaria Municipal da Educação comprou 615 mil máscaras desde o final do ano passado. Ao todo, foram investidos R$ 2 milhões na aquisição de itens para prevenção ao novo coronavírus e produtos de limpeza. Entre os materiais comprados para atender as unidades estão máscaras reutilizáveis, tapetes sanitizantes, termômetros infravermelhos, totens e frascos de álcool em gel, face shields, água sanitária, álcool 70% líquido, desinfetantes, sabonete líquido.

Protocolo

Segundo a Prefeitura de Curitiba, cada escola tem seu próprio comitê interno para organizar a rotina, dentro das orientações do Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais. O protocolo foi construído a partir dos estudos e planejamento de um comitê composto por 28 membros de diversos segmentos, instituído pelo Decreto 998 e validado pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal de Saúde.

Chefes dos Núcleos Regionais da Educação, diretores e demais profissionais das unidades, além das empresas terceirizadas de limpeza, já foram orientados em relação às normas para as unidades. Para quem frequentar as unidades, o protocolo prevê as medidas necessárias, como uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as carteiras de 1,5 metro, horários alternados de intervalo, uso de álcool em gel e de tapetes sanitizantes, interdição de bebedouros coletivos, aferição de temperatura.

A ocupação máxima será de 50% da capacidade, o que varia conforme o tamanho da unidade. Para garantir os limites dentro das salas de aula, os estudantes serão divididos em grupos. Caso algum caso de covid-19 seja confirmado na unidade, o grupo será isolado. Conforme orientação da Resolução da Secretaria de Estado da Saúde, os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) só iniciam as aulas presenciais do formato híbrido dia 1º de março, com revezamento também por grupos.

Compartilhe nas Redes Sociais: