O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet), iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, estará em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, entre os dias 15 e 26 deste mês. A ação no município encerra o primeiro ciclo do programa, que contemplou 45 cidades beneficiadas. Cerca de 15 mil pets foram castrados gratuitamente em todo o Estado. 

Para o segundo ciclo, que começa no próximo dia 30, em Umuarama, estão previstas mais 69 novas localidades. O CastraPet é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), com recursos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, por meio do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares e parcerias das prefeituras.

Em São José dos Pinhais são 553 vagas que atenderão um cadastro prévio realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As cirurgias são gratuitas e, além da castração, os tutores recebem medicação para o pós-operatório, carteirinha de vacinação e orientação para o bem-estar animal.   

O objetivo do CastraPet é controlar a população de cães e gatos abandonados nas ruas, decorrentes de ninhadas indesejadas, doenças e outros fatores relacionados. Desde 2019, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo investiu cerca de R$ 2,4 milhões nessa ação permanente de Saúde Única, ou seja, dentro do conceito de saúde animal, humana e ambiental. Mais R$ 2,5 milhões de investimentos estão previstos para o segundo ciclo do programa.

Compartilhe nas Redes Sociais: