Em uma ação integrada pelo Governo do Estado em parceria com a Volkswagen e o SENAI, 1.884 vagas de cursos profissionalizantes serão disponibilizadas em 30 municípios do Paraná durante os primeiros quatro meses do ano. Ao todo, serão 102 turmas com carga horária de 2.270 horas. O formato será presencial e os interessados devem comparecer às Agências do Trabalhador para se inscrevem, uma vez que as inscrições não serão mais aceitas pelo site.

A programação prevê que Curitiba e mais 11 cidades receberão cursos ainda este mês. A formação técnica em Eletricidade Automotiva será oferecida em Rolândia e Quitandinha; Mecânica de Automóveis em Campina Grande do Sul e Santa Izabel do Oeste; Mecânica de Motocicletas em Maria Helena, Lapa e Sertaneja; Mecânica Industrial em Palmas; Hidráulica e Pneumática Industrial em São José dos Pinhais; Eletricidade Predial em São Sebastião da Amoreira; e Panificação Básica em Nova Prata do Iguaçu.

O primeiro curso de 2022 já está em andamento. Uma turma de 54 alunos está cursando “Instalação e Manutenção de Aparelhos de Ar Condicionado” no bairro do Tatuquara, em Curitiba. Em fevereiro, serão atendidas Clevelândia e Mallet (Corte e Costura); Matinhos e Icaraíma (Manutenção de Ar Condicionado); Leópolis (Panificação); São Jorge do Patrocínio e Mandirituba (Eletricidade Predial); Guaíra e Piraquara (Mecânica de Motocicletas), Alto Piquiri (Eletricidade de Automóveis) e Tijucas do Sul (Mecânica Industrial). Curitiba contará com mais duas etapas, com o curso de Mecânica de Automóveis, no bairro Fazendinha, e Eletricidade Automotiva, em Santa Felicidade.

Em março, estão programados cursos para as cidades de Araucária (Mecânica de Automóveis), Guaratuba (Manutenção de Ar Condicionado), Bituruna (Corte e Costura), Centenário do Sul (Eletricidade Industrial), Almirante Tamandaré (Panificação), Terra Boa (Manutenção de Ar Condicionado) e Pinhalão (Mecânica de Motocicletas). Curitiba terá outros dois cursos no mês três: Panificação, no Bairro Alto, e Corte e Costura, no Boqueirão.

CURSOS EM 2021 – O programa Carretas do Conhecimento, lançado pela gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior, em 2021, ofereceu 1.782 vagas de cursos profissionalizantes em 35 municípios, com investimentos de R$ 2,8 milhões. Foram 104 turmas nas habilitações de elétrica automotiva, informática básica, refrigeração, mecânica industrial, corte e costura industrial, instalações elétricas, manutenção de motocicletas e panificação. Em 2022 as aulas serão presenciais, substituindo o formato híbrido adotado em 2021 em função da pandemia, com parte dos alunos fazendo o acompanhamento online.

Critérios para Participação do Programa:           

Os interessados devem ir até a Agência do Trabalhador mais próxima durante o expediente regular de funcionamento da unidade, com todos os documentos:

– Comprovante de residência;
– Documento de Identidade com foto e CPF;
– Termo de autodeclaração de escolaridade (ensino fundamental completo);
– Em casos de ser aluno menor ou incapaz os documentos do responsável legal precisão ser anexados e ele deve acompanhar o aluno na agência;            
– A idade mínima para a inscrição são dezesseis anos completos;

Compartilhe nas Redes Sociais: