A obra da trincheira da Rua General Mário Tourinho, no bairro Seminário, foi concluída e já foi liberada para o trânsito de veículos em Curitiba. O prefeito Rafael Greca foi o responsável pela liberação da circulação de veículos e inaugurou a nova estrutura viária, que promete melhorar a mobilidade para 62 mil veículos e 168 mil passageiros de ônibus.

O projeto da obra foi iniciado em 2008, mas foi licitada apenas em 2018, já sob a gestão de Greca. “Era uma obra engavetada desde 2008 e nós tivemos a coragem de realizar. A trincheira está pronta e é a primeira obra do Novo Inter 2, que contemplará 28 bairros de Curitiba, em 38 quilômetros de intervenções que irão se concluir nos próximos três anos”, disse o prefeito.

A construção da trincheira, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, contou com o financiamento recuperado ainda em dezembro de 2016 durante missão para contato com representantes do Governo Federal em Brasília. Os recursos do Orçamento Geral da União (OGU) foram enquadrados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana e repassados ao Município pela Caixa Econômica Federal (CEF).

O investimento total realizado na obra foi de cerca de R$ 15 milhões. Foram utilizadas 918 estacas metálicas assumindo função estrutural e formando as paredes laterais da trincheira, que em seu interior ganhou 290 metros de pavimento de concreto. “O piso de concreto, além da maior durabilidade, fortalece a sustentação das paredes da trincheira. As faixas de pista externa do trecho de 1.063 metros entre as avenidas Sete de Setembro e Vicente Machado e em 78 metros da Avenida Nossa Senhora Aparecida, sobre a trincheira, também ganharam novo pavimento asfáltico”, detalhou Rodrigo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

Em concreto armado foram erguidos 525 metros de guarda-corpos ao longo das alças de acesso à Avenida Nossa Senhora Aparecida, na parte superior da trincheira, e 580 metros de barreiras de New Jersey, que garantem mais segurança aos motoristas que trafegam no interior da estrutura viária. Ainda, as peças de concreto aparentes receberam pintura com resina antipichação. Também foram instaladas 96 novas luminárias de vapor metálico na área externa e mais 10 projetores de LED para a parte interna da trincheira. E, sob a Rua General Mário Tourinho, foram implantados 1.493 metros de tubulação com diâmetro variando de 40 centímetros a 1 metro de diâmetro para compor novas galerias de águas pluviais. 

Detalhes finais

Apesar da inauguração, ainda há alguns alinhamentos a serem feitos. Nos próximos dias serão realizados os trabalhos para fechamento dos meios-fios e do calçamento que permaneceram abertos para permitir a passagem de veículos no desvio feito pelas alças da nova trincheira. Para garantir a segurança dos profissionais que farão os serviços e dos motoristas, será necessário realizar o bloqueio parcial da Avenida Nossa Senhora Aparecida, sem interrupção do trânsito. Além do trabalho de construção civil, também será feita a conclusão da implantação da sinalização horizontal.

Compartilhe nas Redes Sociais: