Categories: Local

Prefeita Beti Pavin assina novo decreto com medidas restritivas

Como já era de se esperar, um novo decreto municipal foi assinado pela prefeita Beti Pavin e publicado nesta terça-feira, 23, no Diário Oficial. O Decreto 041/2020 tem validade de 14 dias e estabelece medidas restritivas, com o intuito de diminuir a circulação de pessoas na cidade. A instituição de novas regras foi estabelecido em conjunto com outros prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba e o Governo do Estado. “Juntamente com os prefeitos dos 28 municípios da RMC, durante o Fórum de Prefeitos da Região Metropolitana, decidimos restringir ainda mais o horário de funcionamento dos serviços não essenciais. Mas é necessário a colaboração de todos, para conter de forma mais rápida possível a disseminação do novo coronavírus”, disse Beti, durante uma live promovida nesta terça-feira, 22, na página da Prefeitura Municipal no Facebook. 

Ao lado da prefeita, esteve o secretário de Saúde, Antoninho Barth, que voltou a ressaltar as consequências para aqueles que não cumprirem com o decreto. “Os estabelecimentos que não cumprirem as determinações estarão sujeitos a cassação do alvará de funcionamento durante a pandemia”, explicou.

O principal foco do novo decreto, em complemento a documentos já publicados anteriormente, está no horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais e repartições públicas. 

O horário de funcionamento e atendimento ao público do comércio será de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, sendo proibido o funcionamento dos estabelecimentos aos sábados e domingos e fora dos horários determinados. Academias e estabelecimentos similares estão liberados, desde que sigam estas regras. Já os serviços de preparo e comércio de alimentos, como por exemplo, restaurantes, pizzarias, ambulantes e congêneres poderão funcionar de domingo a domingo, das 10h às 21h – após esse horário, somente na modalidade delivery ou drive thru. Bares, lanchonetes e estabelecimentos congêneres poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Seguindo o estabelecido por decretos estaduais, fica proibida a comercialização e consumo de bebida alcóolica em vias públicas após às 22h. Também está proibida a realização de missas e cultos religiosos presenciais aos sábados e domingos, sendo permitida a abertura de igrejas e templos religiosos para atividades administrativas e assistência religiosa individual.

Os supermercados, mercados, mercearias e açougues poderão atender ao público de segunda a sábado, das 10h às 21h. As lojas de conveniência anexas aos postos de combustíveis poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Os postos de combustíveis não sofrerão alterações no horário de atendimento, assim como as farmácias, drogarias, panificadoras e estabelecimentos congêneres.

Em repartiçoes públicas, o atendimento ao público, exceto os serviços essenciais, como a área da saúde, desenvolvimento social, ordem pública e defesa civil, serão disciplinados para atender às normas de saúde pública.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

DISTRITO DE SHAN: O GOSTOSO “SANZI DOURADO”

O distrito de Shan, na Província de Shandong, tem uma comida tradicional listada como um…

19 horas ago

SEMENTES DE TOMATE DO DISTRITO DE SHAN DE SHANDONG VOLTAM DO ESPAÇO

"Essas sementes tinham sido levadas ao espaço! Podemos ver claramente que os tomates que voltaram…

21 horas ago

PARTICIPANTES DA AULA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO FEMININA PARA PAÍSES DO CINTURÃO E ROTA FREQUENTAM AULAS NO DISTRITO DE SHAN, EM SHANDONG

No Centro de Produtos Culturais na vila de Fugang no distrito de Shan, os estudantes…

23 horas ago

SOPA DE CARNEIRO NO DISTRITO DE SHAN TORNA-SE UMA INDÚSTRIA PRÓSPERA

O distrito de Shan, na Província de Shandong, é conhecido por suas cabras verdes na…

1 dia ago

AÇÃO SOLIDÁRIA DESTINA PARTE DO SEU IMPOSTO DE RENDA PARA AUXILIAR AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES

Contribuintes têm a oportunidade de auxiliar as vítimas das recentes inundações no Rio Grande do…

1 dia ago

CAIXA LIBERA ABONO DO PIS/PASEP NASCIDOS EM MAIO E JUNHO

  A partir do dia, 16, cerca de 4,4 milhões de trabalhadores com carteira assinada…

1 dia ago