Na tarde da última quarta-feira (2), uma situação inusitada aconteceu durante o turno de serviço do Soldado Eli Anderson Rosa Mendes, do 22º Batalhão de Polícia Militar, localizado em Colombo.

Enquanto participava de uma audiência por videoconferência, um veículo entrou na unidade para solicitar socorro aos policiais presentes no local. O primeiro contato ocorreu com o Soldado Mendes, que constatou que uma criança de apenas quatro meses de idade havia se afogado com leite materno e necessitava de atendimento urgente.

Prontamente, o militar executou os procedimentos de desafogamento que salvaram a vida do pequeno bebê. Quando as equipes do SIATE chegaram no batalhão, a criança já estava bem e pôde receber o atendimento de uma maneira mais tranquila.

Segundo o Soldado Mendes, os participantes da videoconferência, num momento inicial, estranharam a situação, chegando a suspender a audiência temporariamente, mas que no final todos foram compreensíveis com o ocorrido, podendo acompanhar os procedimentos de primeiros socorros que foram executados.

O militar destaca a importância de que as pessoas conheçam os procedimentos de primeiros socorros, mas entende quem nem sempre é fácil atender um familiar nesse tipo de ocorrência. “Esse tipo de conhecimento tem que ser disseminado entre a população, pois o conhecimento é essencial para saber como agir em momentos de risco, mas quando é com um familiar, com uma criança pequena, como foi o caso, é difícil manter a cabeça fria”, afirmou o militar.

Sete anos de diferença e uma mesma história: policial do 22º BPM salva a vida de crianças do afogamento

Sandra de Oliveira Santos, mãe da criança, mora no Jardim Palmital e percebeu que a filha tinha se afogado ainda em casa. Temendo não ter tempo de chegar até o hospital, ela se dirigiu até o 22º BPM, onde foi atendida pelos policiais, que garantiram o salvamento da pequena. “Graças a Deus que eles estavam no meu caminho naquele momento. Eu agradeço a Deus, ao Soldado Mendes e aos outros policiais, pois eles salvaram a vida da minha filha”, afirmou Sandra.

O curioso de toda essa história é que não é a primeira vez que o Soldado Mendes atende esse tipo de ocorrência, já tendo atuado numa situação semelhante em 2015, quando salvou outra criança que também sofria de afogamento.

No dia 21 de janeiro, outra equipe do 22º BPM atendeu o mesmo tipo de situação, quando um casal solicitou ajuda dos policiais, que prestaram atendimento para uma criança de apenas nove dias que também estava com as vias aéreas obstruídas. Após o acionamento do SIATE, a família foi encaminhada à Maternidade de Colombo, onde a criança já se encontrava com os sinais vitais reestabelecidos.

Confira o vídeo do salvamento feito pelo policial

Compartilhe nas Redes Sociais: