O Regimento de Polícia Montada (RPMon), a unidade mais antiga da Polícia Militar, recebeu na noite da última quinta-feira, 13, o novo comandante. Na ocasião, o tenente-coronel Elias Ariel de Souza passou a função ao major Marcio Stange da Cruz, que exercia a função de subcomandante da unidade e é o primeiro médico veterinário a assumir o Comando. O evento aconteceu na sede do Regimento de Polícia Montada (RPMon) Coronel Dulcídio, no bairro Tarumã, em Curitiba, e contou com a participação de familiares, amigos, além de oficiais e praças da Corporação. 

A mudança se deu pela aposentadoria do tenente-coronel Elias. “É um misto entre o luto de ter que deixar a farda, ainda que seja opcional, e a expectativa de tudo aqui que ainda tenho para viver. A experiência adquirida como PM e todas as provações que se passa nessa instituição nos dão um suporte gigantesco para você poder continuar contribuindo para a sociedade, que é o que eu pretendo fazer, especialmente à educação, que é minha segunda vocação que é lecionar, e levar essa boa imagem da PM por onde eu passar”, afirmou. O tenente-coronel Elias ficou à frente do RPMon durante dois anos e meio e nesse período foi feita uma reestruturação da capacidade de estrutura e infraestrutura da unidade. “Renovamos 100% da frota de veículos pesados e triplicamos essa frota. Construímos estruturas, recuperamos todo o haras, aprovamos duas legislações em relação à equoterapia e reprodução animal”, contou.  

O major Cruz, novo comandante da unidade, ingressou no Regimento de Polícia Montada há 22 anos, quando saiu da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), na década de 90 e, desde então, se especializou nas áreas de equinocultura. “Espero continuar mais alguns anos aqui para termos a oportunidade de implementar projetos na área social, como equoterapia e a reeducação de pessoas condenadas da Colônia Penal Agrícola. Já estamos com um projeto nesse sentido, para trabalharmos e melhorar cada vez mais essa questão”, disse. “Iremos trabalhar também com o policial da cavalaria, incentivando com cursos de extensão em todas as áreas de policiamento montado, seja na segurança ou na equinocultura, para que tenhamos um policial cada vez mais preparado para atuar nas ruas de Curitiba e de todo o Paraná”, complementou o major Cruz.

Estiveram presentes na solenidade o Comandante da 5ª Divisão de Exército, o General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado; o Comandante do 1º CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira; o Diretor-Comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu; o Diretor de Apoio Logístico da PM, coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção; o Diretor de Finanças da PM, coronel Vanderley Rothenburg; o Diretor De Desenvolvimento Tecnologia e Qualidade, coronel Samir Wassouf; o Ajudante-Geral, coronel Marco Aurélio Fahur; o Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Mario Henrique do Carmo e o chefe de Comunicação Social da PM, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garrett. 

Compartilhe nas Redes Sociais: