A Polícia Civil do Paraná (PCPR) vem intensificando as perícias papiloscópicas no Litoral durante a Operação Verão – Viva a Vida. O objetivo é aperfeiçoar as investigações das ocorrências registradas durante a temporada, aprimorando as análises de fragmentos encontrados em locais de crimes.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos profissionais papiloscopistas estão o estudo de papilas dérmicas encontradas no corpo humano, manuseio de cadáveres, perícia em laboratório e retratos falados. Cada uma dessas atividades contribui efetivamente para a resolução de crimes e a identificação de vítimas e criminosos.

Os trabalhos de investigação em locais de crime têm sido de grande importância para chegar com mais rapidez a elucidação de casos. Os materiais coletados, como fragmentos de impressões digitais de defuntos em variados estados de decomposição, passam por um processo de levantamento, revelação e confronto com a identidade de possíveis suspeitos.

Atualmente, a Polícia Científica conta com o Automated Fingerprint Identification System (AFIS), em tradução livre, Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais. Com essa ferramenta, os peritos fazem a coleta biométrica e confronto de impressões digitais de acusados encaminhados às delegacias, sem um documento de identificação.

Desde o dia 9 de dezembro de 2021, a Operação Verão – Viva a Vida tem reforçado a segurança na região oeste, contando com o aporte de viaturas, embarcações e equipamentos de última geração. A ação congrega diversos órgãos estaduais e é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, com previsão de duração até a semana do Carnaval.

Abaixo, a lista de telefones úteis em caso de incidentes criminais:

– Secretaria de Estado da Segurança Pública: (41) 3313-1900
– Polícia Militar: 190
– Polícia Civil: 197
– Instituto Médico-Legal: (41) 3281-5600
– Instituto de Criminalística: (41) 3281-5500

Compartilhe nas Redes Sociais: