Categories: Regional

Piraquara vai receber novo terminal de ônibus

O governador Ratinho Junior autorizou na última terça-feira, 21, no Palácio Iguaçu, o início do processo de licitação para a construção de um novo terminal de ônibus na cidade de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O investimento estimado pelo Governo do Estado é de R$ 14 milhões, valor que pode ser reduzido conforme a concorrência dentro do processo de licitação. A obra é coordenada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e deve começar ainda neste ano.

O projeto executivo, também contratado pela Comec, já está pronto e custou R$ 162.779,37. “Piraquara é uma cidade que cresceu muito e já necessita de uma estrutura de transporte mais moderna e adequada para a população. Ao investir em transporte público, o Estado está agindo diretamente para melhorar a qualidade de vida da população de toda a Região Metropolitana de Curitiba, permitindo, por exemplo, uma integração maior entre os municípios”, afirmou o governador.

Entre os benefícios do futuro empreendimento, está a criação de uma ligação direta entre Piraquara e São José dos Pinhais, que atualmente inexiste, Para chegar até o município vizinho de ônibus, o usuário necessita fazer conexão em Pinhais.

A nova edificação terá 2.467,35 metros quadrados de área construída e será instalada em um terreno do Governo do Estado com área total de 18.326,54 metros quadrados, no bairro Jardim Esmeralda, no cruzamento das avenidas São Roque e Brasília, próximo a um dos centros médicos de especialidades do município.

O antigo complexo, com área total de 1.857 metros quadrados, dos quais apenas 610 de área coberta, passará a funcionar como um ponto de apoio para linhas alimentadoras. “O novo terminal será quatro vezes maior que o atual, que foi construído em 1996. Mas, além do tamanho, a localização será estratégica, mais próxima de Curitiba. As instalações também serão mais seguras e confortáveis, permitindo uma reorganização do atendimento em Piraquara, com possibilidade de novas linhas e conexões”, afirmou o presidente da Comec, Gilson Santos.

Outro terminal

A Região Metropolitana ganhará também outro terminal de ônibus. Em São José dos Pinhais, a nova estrutura, em fase final de elaboração do projeto, substituirá o atual terminal Afonso Pena. O equipamento será instalado em novo endereço, na Avenida Rui Barbosa, esquina com a Rua Anneliese Gellert Krigsner, no bairro Iná. Deverá ter cerca de 6.400 metros quadrados. “É uma das maiores regiões da cidade e o atual terminal ficou pequeno, não atende a realidade atual de São José dos Pinhais”, disse o presidente da Comec.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Share
Published by
Redação JC

Recent Posts

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM COLOMBO

Em uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo,…

5 dias ago

GOVERNADOR ENTREGA 225 NOVAS VIATURAS E 1,4 MIL COLETES BALÍSTICOS À POLÍCIA PENAL DO PARANÁ

Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior conduziu uma cerimônia no…

6 dias ago

UNIDADE DE SAÚDE DO GUARAITUBA É DESIGNADA COMO UNIDADE SENTINELA, NO COMBATE CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Saúde, está adotando medidas proativas para combater…

6 dias ago

GOVERNO DO ESTADO INSTITUI CÓDIGO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER PARANAENSE

As mulheres no Paraná têm agora um instrumento legal abrangente para a proteção de seus…

1 semana ago

COLOMBO SUB 17 FEMININO ARRASA EM SUA ESTREIA NO CAMPEONATO PARANAENSE

  No último fim de semana, o Ginásio do Rio Verde testemunhou não apenas jogos…

1 semana ago