Policial

PCPR investiga grupos nazistas na internet

Redação com PCPR

A proliferação de células neonazistas pelo Brasil preocupa as autoridades de segurança de todo o Brasil e, em especial, na região sul do país. Por isso, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) está investigando grupos extremistas que se mobilizam pela internet em todo o Estado.

Na última segunda-feira (10), estudantes universitários suspeitos de participarem de grupos de disseminação de ódio, conteúdos nazistas e apologias ao nazismo foram alvo de uma operação realizada em Foz do Iguaçu, na região Oeste.

Seis mandados de busca foram cumpridos, com a apreensão de celulares e computadores. Também foram cumpridos mandados de monitoração eletrônica. A diligência foi motivada após a PCPR ter acesso a postagens realizadas por um dos integrantes do grupo.

De acordo com o delegado Rodrigo Souza, responsável pelas investigações, “um dos investigados utilizava um software para mascarar o seu IP (endereço de acesso a internet), com o objetivo de impedir um possível rastreamento de acesso e através desse aplicativo acessava grupos de disseminação de ódio na deep web (uma área da internet onde não há regulamentação e acaba sendo utilizada para proliferação de grupos nazistas/disseminação de ódio).”, afirma o delegado da PCPR Rodrigo Souza.

BUSCA ATIVA – Os aparelhos serão encaminhados à Polícia Científica para realização de perícia técnica. As investigações prosseguem em todo o Estado, no sentido de identificar conexões entre os investigados e outros grupos na Deep web, além de localizar eventuais células extremistas em outras regiões do Paraná.

Este tipo de investigação vem acontecendo continuamente. Em abril de 2022, por exemplo, a PCPR prendeu em flagrante um homem, de 30 anos, por distribuir ou veicular símbolos ou emblemas nazistas, posse irregular de arma de fogo e tráfico de drogas, em Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

Na ocasião, foram apreendidas quatro armas de fogo, munições e drogas. Além disso, os investigadores recolheram diversos itens nazistas, como estátuas de águia com suástica e dois modelos de medalhas, uma com suástica e outra com cruz de ferro.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

SOS RIO GRANDE DO SUL: CAMPANHA É PRORROGADA ATÉ O DIA 22 DE MAIO.

A campanha de arrecadação de donativos, para as vítimas das enchentes no Rio Grande do…

12 horas ago

POLICIA CIVIL E PREFEITURA RETIRAM, MAIS UMA VEZ, BARRICADAS COLOCADAS POR TRAFICANTES NO JD. MARAMBAIA

A Polícia Civil de Colombo, em conjunto com uma equipe da Prefeitura, deflagrou na tarde…

1 dia ago

EVANGELIZAR PROMOVE BAZAR SOLIDÁRIO DE DIA DAS MÃES COM ATRAÇÕES MUSICAIS E SERVIÇOS DE AUTOCUIDADO

No próximo dia 9 de maio (quinta-feira), a Associação Evangelizar É Preciso promove  evento em…

2 dias ago

ROTATIVIDADE ALTA NO MERCADO LEVA EMPRESAS A BUSCAREM ESTRATÉGIAS PARA MANTER BONS PROFISSIONAIS NA CASA

O relatório “The Future of Talent Acquisition”, da Korn Ferry, mostra que 34% dos profissionais…

2 dias ago

BRASIL VAI IMPORTAR ARROZ PARA EVITAR ESPECULAÇÃO DE PREÇOS

Para evitar uma possível escalada no preço arroz, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai…

2 dias ago

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM PALMITAL, ACABA COM SUSPEITO DE AGRESSÃO BALEADO

A Polícia Militar foi acionada na manhã desta terça-feira (07), para atender uma ocorrência de…

2 dias ago