Categories: DestaqueEsporte

Paulo Henrique Ribeiro: talento e dedicação na Marcha Atlética

Tímido, de poucas palavras, olhar desconfiado, mas com um sorriso sempre fácil. Assim é a descrição de um dos principais talentos do esporte lapidados no município de Colombo na última década. Paulo Henrique Ribeiro, de 20 anos, atleta da Marcha Atlética, disputa competições representando a cidade há aproximadamente cinco anos e já coleciona uma série de títulos e marcas, chegando inclusive a representar o país em duas oportunidades, em competições no Peru e no México.

Agora, o garoto se mudou para Blumenau para seguir seu sonho dentro do esporte. Em Santa Catarina, Paulo Henrique já faturou a medalha de prata do Campeonato Catarinense de Marcha Atlética na prova de 20km, com um tempo de 1:32:59 e agora se prepara para a disputa da Copa Brasil de Marcha Atlética, marcada para o dia 14 de março em Bragança Paulista, no interior de São Paulo. “Ainda dá para melhorar muito minha marca. Foi a primeira competição do ano, mais para quebrar o gelo, e na Copa Brasil quero ter um desempenho melhor”, afirmou.

Os primeiros passos 

O talento de Paulo Henrique foi descoberto graças ao trabalho do Projeto Atletismo por Um Futuro Melhor, da Prefeitura de Colombo, criado pelo treinador Sidmar Andrighetto Gielow. “Comecei a praticar o atletismo em 2016, com quinze anos. O Sidmar fazia uma seletiva para participação nos Jogos Escolares. Eu fiz a seletiva, passei, participei dos Jogos Escolares e depois de um tempo comecei a vir treinar aqui no Bosque da Uva”, conta o jovem atleta, que na época era estudante do Colégio Abraham Lincoln, na Sede, e era morador do bairro Colônia Faria. “Eu comecei fazendo corrida, na modalidade 3 mil rasos. Aí depois de algumas semanas treinando aqui já fui para a Marcha Atlética”, relembra. 

A mudança

Em Colombo, Paulo Henrique se tornou em um dos atletas com mais conquistas e marcas, chegando inclusive a liderar um ranking internacional na modalidade na categoria sub-20, em 2020. Atualmente, com mais disputas nas categorias principais, o marchador se mudou para Blumenau, onde compartilha os treinamentos com o catarinense Matheus Gabriel de Liz Corrêa, sob o comando do treinador Ivo da Silva. “Ele é um adversário e amigo. Ele está um pouco acima, ganhou de mim no Campeonato Catarinense. Fui para lá para que um possa ajudar o outro. Espero que no futuro próximo possamos ter boas ‘brigas’ durante as provas”, explicou, ressaltando as novas responsabilidades após deixar a casa da família. “É diferente, agora tenho que fazer mais coisas, cozinhar, lavar roupa, essas coisas domésticas que só fazia uma vez ou outra”, se diverte.

Futuro

O foco de trabalho de Paulo Henrique Ribeiro está nas Olimpíadas de Paris, em 2024. Para chegar lá, o marchador precisa diminuir em mais de dez minutos suas melhores marcas até então. “Preciso baixar dez minutos da minha marca para pensar em chegar e entre 12 a 13 minutos para estar disputando entre os melhores, entre os principais atletas de topo”, detalha o marchador, que em 2021 tem algumas competições como prioridade, além da Copa Brasil. “Tem também o Troféu Brasil, o Campeonato Sul-Americano sub-23 e o Pan-Americano sub-23. Por enquanto, estou cotado para disputar essas competições internacionais, mas pode acontecer de outro atleta alcançar uma marca melhor que a minha e ocupar essa vaga”, explica.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

View Comments

  • Parabéns que Deus abençoe e proteja você nesta Nova etapa da vida

Recent Posts

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM COLOMBO

Em uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil da Delegacia do Alto Maracanã, em Colombo,…

5 dias ago

GOVERNADOR ENTREGA 225 NOVAS VIATURAS E 1,4 MIL COLETES BALÍSTICOS À POLÍCIA PENAL DO PARANÁ

Nesta segunda-feira, 22 de abril, o Governador Carlos Massa Ratinho Junior conduziu uma cerimônia no…

6 dias ago

UNIDADE DE SAÚDE DO GUARAITUBA É DESIGNADA COMO UNIDADE SENTINELA, NO COMBATE CONTRA A DENGUE

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Saúde, está adotando medidas proativas para combater…

6 dias ago

GOVERNO DO ESTADO INSTITUI CÓDIGO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER PARANAENSE

As mulheres no Paraná têm agora um instrumento legal abrangente para a proteção de seus…

1 semana ago

COLOMBO SUB 17 FEMININO ARRASA EM SUA ESTREIA NO CAMPEONATO PARANAENSE

  No último fim de semana, o Ginásio do Rio Verde testemunhou não apenas jogos…

1 semana ago