Categories: Local

Passe Livre à Internet do Estudante é proposta na Câmara Municipal

O vereador Anderson Prego (PT) propôs na Câmara Municipal de Colombo o Programa de Passe Livre à Internet do Estudante (Projeto de Lei nº 943/2021), com a pretensão de ofertar acesso gratuito à internet aos estudantes da rede municipal de ensino e do EJA (Educação de Jovens e Adultos). “Queremos, através deste projeto, superar a exclusão digital, pois entendemos que ela é motivo de ampliação de desigualdades educacionais e, por consequência, das desigualdades sociais”, afirmou Prego.

Segundo o vereador, os benefícios seriam diversos aos alunos contemplados pelo programa. “O Passe Livre à internet é uma forma de oportunizar à comunidade escolar o acesso às informações divulgadas na rede mundial de computadores, para que eles não fiquem presos apenas aos conteúdos manipulados, produzidos e difundidos pelos meios comuns de comunicação, como o rádio e a televisão”, explicou. “Atualmente, as informações e a formação da opinião pública são trabalhadas através de diversas plataformas, tanto as de cunho educacional, no ambiente formal, como as de interação social, as chamadas redes sociais. Entendemos que todo o desenvolvimento educacional e formação cidadã devem partir de amplo acesso às informações, tais como leis, direitos, deveres e discussões cotidianas. Então, acreditamos que o acesso livre à internet contribui com a prática cidadã, em um ambiente democrático”, completou o edil.

Recursos

Questionado sobre de onde sairiam os investimentos para a implantação efetiva do Passe Livre à Internet, Prego destacou que existem orçamentos já estabelecidos que podem ser destinados para tal ação. “Se analisarmos as leis orçamentárias do município, vemos por exemplo, que existe a previsão de gastos com publicidade e propaganda, que pode ser uma das fontes. O próprio Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), por exemplo, tem a previsão orçamentária com aplicação de forma direta a promoção da educação, de onde poderiam sair também estes recursos”, disse. “Entendemos que todas as áreas são importantes, mas nossa sugestão é que parte do recurso próprio do orçamento municipal seja destinada a isso”, acrescentou.

O próprio texto da lei, aliás, autoriza o Executivo a buscar os recursos em determinadas fontes, como o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, instituído em Lei Federal no ano de 2000.

Acompanhamento

Outro argumento favorável ao projeto, de acordo com o vereador, é a possibilidade de acompanhamento da equipe pedagógica em relação ao rendimento e presença dos alunos e alunas. “Os estudantes teriam acesso ao programa através de comprovante de escolaridade, com declaração de matrícula e entrega de declarações de presença e aproveitamento escolar. Então, o pacote de dados seria renovado periodicamente, mediante as declarações de frequência e aproveitamento, o que daria suporte também à equipe pedagógica, para que pudesse acompanhar, orientar e auxiliar estes estudantes no desenvolvimento escolar junto à sua turma”, afirmou.

Precedentes

A iniciativa do poder público de fornecer internet gratuita a estudantes já possui precedentes, inclusive de abrangência nacional. Atualmente, por exemplo, há a possibilidade de fornecimento de dados de internet móvel para estudantes de baixa renda matriculados em universidades e institutos federais.

Outro exemplo aconteceu no Rio Grande do Sul. Em 2020, em razão da pandemia, estudantes da rede pública tiveram acesso à internet gratuita, a partir de investimentos do governo e do Legislativo estadual.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

GINÁSIO DE ESPORTE SANTA TEREZA É REINAUGURADO APÓS REVITALIZAÇÃO

A população do bairro de Arruda, em Colombo, recebeu na manhã deste domingo (19), o…

3 horas ago

MARCHA PARA JESUS CONCENTRA MILHARES DE PESSOAS NO CENTRO DE CURITIBA

Uma multidão tomou às ruas de Curitiba, na manhã deste sábado (18), para celebrar a…

17 horas ago

COUTO PEREIRA RECEBE DOIS SHOWS DO BRUNO MARS EM TURNÊ PELO BRASIL

O cantor norte-americano, Bruno Mars deve se apresentar em Curitiba nos dias 31 de outubro…

20 horas ago

DISTRITO DE SHAN: O GOSTOSO “SANZI DOURADO”

O distrito de Shan, na Província de Shandong, tem uma comida tradicional listada como um…

2 dias ago

SEMENTES DE TOMATE DO DISTRITO DE SHAN DE SHANDONG VOLTAM DO ESPAÇO

"Essas sementes tinham sido levadas ao espaço! Podemos ver claramente que os tomates que voltaram…

2 dias ago

PARTICIPANTES DA AULA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO FEMININA PARA PAÍSES DO CINTURÃO E ROTA FREQUENTAM AULAS NO DISTRITO DE SHAN, EM SHANDONG

No Centro de Produtos Culturais na vila de Fugang no distrito de Shan, os estudantes…

2 dias ago