Política

Parlamento Universitário realiza sessões plenárias

Redação com ALEP

A 5ª legislatura do Parlamento Universitário contou com a realização das sessões plenárias nestas quinta e sexta-feira (27 e 28), na Assembleia Legislativa do Paraná. Durante uma semana, os parlamentares universitários vivenciaram a rotina dos deputados estaduais.

Na última quinta-feira (20), eles tomaram posse no plenário e depois passaram a analisar as 80 proposições na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e demais comissões permanentes do Parlamento Universitário.

Já nesses últimos dois dias de atividades, eles tiveram a oportunidade de conhecer mais um pouco sobre as atividades parlamentares, com a realização das sessões plenárias. Nelas, os participantes puderam discursar, ampliar os debates sobre os projetos que foram apresentados por eles e votar essas proposições, utilizando os mesmos equipamentos que os deputados estaduais usam.

EXPERIÊNCIAS – Para a deputada universitária Ana Carolina Abreu (Unicuritiba) a movimentação, antes e durante o parlamento, foi a maior surpresa. “Foi um trabalho muito extenso antes de entrar, foram muitas reuniões. Aqui também a movimentação que a gente está tendo, articular toda hora, a todo o momento, a negociação com os outros partidos, é muito legal. É uma experiência enorme para meu campo profissional, já que eu quero seguir nessa área futuramente”, afirmou.

Acadêmico de Engenharia Civil na UTFPR, o deputado universitário Mateus Pizzatto concorda que a experiência está sendo engrandecedora. Para ele o projeto é uma oportunidade para entender melhor a política, não só como participante do Parlamento Universitário, mas como cidadão.

“Vi o Parlamento Universitário como uma oportunidade de entender melhor a vida política e como cidadão. Entender até onde os deputados atuam e, assim poder eleger de uma maneira mais plausível”, disse. “Acredito que exista uma fundamentação que é a representação, do deputado conseguir ouvir as demandas da população. Foi gratificante visualizar o engajamento de outras partes, trazendo uma visão mais ampla”, completou.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

COMBOIO DO EXÉRCITO COM 180 TONELADAS DE DOAÇÕES PARA O RS FAZ PARADA TÉCNICA EM CURITIBA.

Um comboio de carretas que saiu de Brasília no sábado (11), com cerca de 180…

2 dias ago

COLOMBO – DIA 26 DE MAIO FERIADO MUNICIPAL DE NOSSA SENHORA DO CARAVAGGIO

A Prefeitura de Colombo informa por meio da Lei 268/1987 e sua regulamentação contida no…

2 dias ago

GRECA INAUGURA ESTAÇÃO PRISMA SOLAR AGRÁRIAS, UM MARCO DA NOVA ERA DO TRANSPORTE COLETIVO DE CURITIBA

Climatizada, autossustentável e pronta para a eletromobilidade. A Estação Prisma Solar Agrárias foi inaugurada nesta…

2 dias ago

PROTEÇÃO DAS LAVOURAS NO PARANÁ: SERVIÇO ALERTA GEADA COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA

Para apoiar os produtores rurais na prevenção e redução de perdas agrícolas, tem início nesta…

2 dias ago

SETOR DE SERVIÇOS CRESCE 5% NO 1º TRIMESTRE DO ANO NO PARANÁ; TURISMO AVANÇA 2,7%

O volume do setor de serviços do Paraná cresceu 5% no primeiro trimestre de 2024,…

2 dias ago

AJUDA RS: SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO ABRE PARA RECEBER ARRECADAÇÕES

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento será o novo ponto de coleta para a arrecadação…

2 dias ago