Paraná registra em abril o menor número de casos e de mortes causadas pela covid-19 desde o começo da pandemia

Foto: DIVULGAÇÃO – AEN-PR

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), realizou nesta segunda-feira (02), mais um registro de mortes causadas pela Covid-19 no estado, os dados são referentes ao mês de abril de 2022. Neste levantamento, 84 pessoas morreram em decorrência do vírus. De acordo com o boletim, o mês de abril teve uma queda de 80% em comparação ao mês anterior, onde foi registrado 409 mortes causadas pela doença. Desde o mês de abril, o Paraná não registrava menos de 100 mortes por mês.

Já referente ao número de casos confirmados da doença, a queda também foi bem expressiva, pois o mês de abril registrou 25.438 casos confirmados, sendo também o número mais baixo do ano até agora. O mês de março, teve um registro de 54,835 casos. Já a média móvel de mortes pela doença (considerando os óbitos confirmados dos últimos 7 dias e dividindo por 7), teve uma queda de 65,2% nos registros em relação há 14 dias atrás.

De acordo com SESA, o número de internados com suspeita de Covid-19  também teve uma queda bem significativa. No mês de março, 307 pessoas estavam internados em leitos exclusivos para o tratamento da doença, sendo 186 em unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 121 em leitos de enfermaria. Pouco mais de um mês o boletim aponta que há 102 internados, sendo 45 em UTI e 57 em enfermaria, uma redução de quase 67% no período. “A redução destes índices já era esperada pela Secretaria, diante do cenário epidemiológico que se apresentava no mês de março, que permitiu inclusive a liberação do uso obrigatório de máscaras após dois anos de pandemia”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves, “Abril foi o primeiro mês completo com esse novo quadro e mesmo assim continuamos a registrar números em queda”.

VACINAÇÃO NO PARANÁ

Atualmente 85,9% da população do Estado (11,5 milhões de pessoas) tomaram a primeira dose da vacina, 80,4% estão imunizadas com duas doses ou a dose única e 40,4% receberam a primeira dose de reforço.

“É importante ressaltarmos que embora tenhamos uma boa adesão da população, a vacinação continua em todo o Estado e precisamos avançar ainda mais”, afirmou César Neves. “Só venceremos essa pandemia com a colaboração e conscientização dos paranaenses em manter a imunização em dia, seja com a segunda dose, dose de reforço ou a quarta dose”.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

PARANÁ PROMULGA LEI DO AUTISMO, MARCO LEGAL PARA INCLUSÃO E PROTEÇÃO

O governador Carlos Massa Ratinho Junior promulgou nesta semana a Lei 21.964/2024, estabelecendo o Código…

9 horas ago

COLOMBO/CEP ENFRENTA O UMUARAMA FORA DE CASA PARA MANTER A PONTA DO SÉRIE PRATA DO FUTSAL FEMININO

O Colombo/CEP vai enfrentar o time do AFSU/Umuarama no próximo domingo, dia 5 de maio,…

11 horas ago

ELEIÇÕES 2024: PRAZO PARA TIRAR, TRANSFERIR OU REGULARIZAR O TÍTULO DE ELEITOR TERMINA DIA 8 DE MAIO

O eleitorado tem até o dia 8 de maio para tirar, transferir ou regularizar o…

13 horas ago

BOLSA FAMÍLIA 2024: GOVERNO DIVULGOU CALENDÁRIO DE PAGAMENTO. VEJA COMO SERÁ EM MAIO

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), já disponibilizou…

18 horas ago

01 DE MAIO – DIA DA LITERATURA BRASILEIRA: CONFIRA 4 AUTORES QUE MAIS SÃO COBRADOS NO VESTIBULAR

Hoje (01) é celebrado o Dia da Literatura Brasileira, e um grande número de estudantes está…

2 dias ago

NO DIA DO TRABALHO, DEFENSOR PÚBLICO PEDE REFLEXÃO SOBRE A NECESSIDADE DE ACOLHIMENTO DO TRABALHADOR COM DEFICIÊNCIA

Nesta época em que comemoramos o Dia do Trabalho muito se fala sobre as lutas…

2 dias ago