Destaque

OUTONO NO PARANÁ TRAZ PREVISÃO DE VERANICOS, NEVOEIROS, GEADAS E DIMINUIÇÃO DAS CHUVAS

O Outono terá seu início às 0h06 desta quarta-feira (20) e se estenderá até às 17h51 de 20 de junho. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o primeiro dia da estação será marcado por temperaturas abafadas e quentes, seguindo a tendência dos últimos dias. Esta condição favorece a formação de áreas de instabilidade a partir do período da tarde. A menor temperatura prevista é de 19 ºC em Guarapuava, enquanto as maiores estão previstas para Paranaguá, Guaíra e Foz do Iguaçu, com 25 ºC.

O cenário climático global aponta para a dissipação do fenômeno El Niño, predominante durante o verão. Em seu lugar, surge o La Niña, fenômeno climático caracterizado pelo resfriamento das águas do oceano Pacífico Equatorial, atingindo seu ápice na primavera.

De acordo com Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, “a temperatura média do ar tende a ficar próxima ou ligeiramente acima da normalidade climatológica, exceto na região litorânea, onde segue o padrão para a estação”. Prevê-se alguns períodos de temperaturas elevadas, enquanto as manhãs e noites gradativamente se tornarão mais frias.

O regime de chuvas tende a acompanhar a normalidade climatológica no Litoral, na Capital e na Região Metropolitana. Entretanto, para as demais regiões, prevê-se precipitação abaixo da normalidade. “Estão previstos períodos de tempo seco – os chamados veranicos -, bem como nevoeiros e os primeiros episódios de geada, características da estação”, observa o meteorologista.

O Outono paranaense, em geral, caracteriza-se pela redução no volume de chuvas em relação ao verão, ocasionada pelo deslocamento de massas de ar frio e seco. Maio é geralmente o mês mais chuvoso. A direção predominante do vento médio do Sul para o Norte do continente favorece a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica, aumentando o intervalo entre as chuvas e as passagens de frentes frias. As maiores precipitações ocorrem habitualmente nas regiões Sudoeste e Oeste, enquanto as menores são registradas no Norte.

Ao longo da estação, as massas de ar frio e seco provenientes da Antártica e/ou do Sul da América do Sul avançam em direção ao Paraná, provocando a queda das temperaturas e períodos frios. Geadas são esperadas nas regiões mais altas, como Sul, Centro-Sul e Campos Gerais.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

DISTRITO DE SHAN: O GOSTOSO “SANZI DOURADO”

O distrito de Shan, na Província de Shandong, tem uma comida tradicional listada como um…

22 horas ago

SEMENTES DE TOMATE DO DISTRITO DE SHAN DE SHANDONG VOLTAM DO ESPAÇO

"Essas sementes tinham sido levadas ao espaço! Podemos ver claramente que os tomates que voltaram…

1 dia ago

PARTICIPANTES DA AULA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO FEMININA PARA PAÍSES DO CINTURÃO E ROTA FREQUENTAM AULAS NO DISTRITO DE SHAN, EM SHANDONG

No Centro de Produtos Culturais na vila de Fugang no distrito de Shan, os estudantes…

1 dia ago

SOPA DE CARNEIRO NO DISTRITO DE SHAN TORNA-SE UMA INDÚSTRIA PRÓSPERA

O distrito de Shan, na Província de Shandong, é conhecido por suas cabras verdes na…

1 dia ago

AÇÃO SOLIDÁRIA DESTINA PARTE DO SEU IMPOSTO DE RENDA PARA AUXILIAR AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES

Contribuintes têm a oportunidade de auxiliar as vítimas das recentes inundações no Rio Grande do…

1 dia ago

CAIXA LIBERA ABONO DO PIS/PASEP NASCIDOS EM MAIO E JUNHO

  A partir do dia, 16, cerca de 4,4 milhões de trabalhadores com carteira assinada…

1 dia ago