#3 Valor com Propósito (04/02) - Jornal de Colombo

#3 Valor com Propósito (04/02)

#3 Valor com Propósito (04/02)

Texto escrito por Rê Iorio, administradora, empreendedora social, mãe do Bernardo e sócia co-fundadora da consultoria de impacto social Valor com Propósito

Querido leitor, nessa semana vamos falar sobre como você, sua família e/ou empresas podem contribuir para o desenvolvimento do terceiro setor.

Muito se fala por aí da importância do terceiro setor para a sociedade brasileira, e é mesmo! Mas qual é o nosso papel como cidadãos responsáveis e empresas privadas? Como podemos contribuir para que essa importante parte da economia continue a ajudar a suprir as necessidades não atendidas, em sua integralidade, por parte do governo?

A palavra de ordem é engajamento! Engajamento é empenho em uma causa. Outro fato interessante é que a palavra também significa comprometer-se, empenhar ou contratar. Mas como fazer o engajamento acontecer e gerar impacto?

Uma empresa engajada e ciente da sua responsabilidade social está constantemente envolvida em iniciativas sociais. Iniciativas sociais podem ser entendidas como doação de dinheiro, de imposto, de tempo/horas de trabalho do colaborador para desempenhar um trabalho social, ações de mobilização dos colaboradores, clientes e fornecedores, parcerias com ONGs para desenvolvimento de trabalho administrativo sem custo, a fim de ajudar no profissionalismo da organização.

Ações voltadas às áreas de saúde, assistência social, cultura, fomento à educação e à moradia, são exemplos de engajamento. Estas podem ser voltadas tanto para o público interno, colaboradores e familiares, quanto para o externo, como para a comunidade na qual a empresa está inserida, fornecedores e terceiros.

Enquanto as empresas envolvem toda sua rede em ações sociais, nós cidadãos podemos também contribuir com muitas iniciativas de engajamento coletivo. Embora a doação em dinheiro seja a forma mais divulgada e de certa forma, também muito importante para as instituições, destaco que a doação de talento, como uma apresentação teatral, dança e artes em geral, doação de conhecimento, ajudando determinada instituição na parte fiscal, tributária ou jurídica, por exemplo. Também se reconhece muito o esforço de campanhas de doação de alimento e/ou itens de higiene, eventos revertidos para organização e até mesmo fazer no dia do seu aniversário, uma festa solidária, abrindo mão de um presente para que seja repassado para bons projetos.

No final das contas é isso que precisamos engajamento social e entendermos que somos muito mais fortes quando juntamos muitas pessoas de bem, com empresas sociais e instituições sérias que fazem a diferença!

E você, já faz ou conhece pessoas e empresas que tem engajamento social?  Conta pra gente! contato@valorcomproposito.com.br

Posts