A Secretaria de Estado da Saúde começou a distribuir nesta semana os 52,4 mil testes rápidos que vieram do Ministério da Saúde para os 399 municípios do Paraná. Eles serão aplicados em profissionais de saúde, da segurança pública e pessoas próximas a eles (familiares, por exemplo), desde que apresentem sintomas. A intenção é prevenir a proliferação do vírus através dos profissionais e ter um panorama mais amplo da situação da doença no país, evitando a subnotificação.

Os testes estão sendo distribuídos inicialmente nas 22 regionais do Estado, que posteriormente fazem o repasse para os municípios.  “O teste rápido deve ser usado como uma ferramenta para auxílio no diagnóstico da doença por infecção por coronavírus. É um teste qualitativo para triagem. Os resultados negativos não excluem a infecção e resultados positivos não podem ser usados como evidência absoluta”, ressalta a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde da Secretaria de Saúde, Maria Goretti David Lopes. 

Lembrando: estes testes serão utilizados apenas em pacientes que apresentem sintomas. O Governo do Estado está levando em conta uma estimativa de que cerca de 15% dos 738 mil pessoas dos grupos prioritários podem apresentar sintomas para serem testados. A distribuição nas cidades vai atender os seguintes parâmetros: taxa de casos confirmados de Covid-19 e total de profissionais de saúde e segurança pública envolvidos na batalha contra a pandemia.

Em média, serão 130 testes rápidos por município. No entanto, em acordo com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), todos receberão ao menos 20 kits, mesmo aqueles sem casos confirmados. “A ideia é começar as aplicações já na semana que vem. Nesta semana faremos a distribuição e a orientação dos profissionais envolvidos nessa realização”, acrescenta Goretti. “Esses testes são destinados a casos leves da doença. Pessoas com sintomas mais brandos representam 80% do universo de atingidos pelo novo coronavírus”.

Compartilhe nas Redes Sociais: