Nesta quinta-feira, 21, a Prefeitura Municipal de Colombo confirmou mais um paciente infectado pelo novo coronavírus. De acordo com o boletim municipal, a confirmação é de uma mulher de 31 anos, que está em isolamento social. Dessa forma, a cidade chegou ao 40º caso da doença desde o primeiro registro, em abril. 

O balanço indica ainda que do total de casos, 36 já estão recuperados, sendo que das quatro pessoas em trataamento, apenas uma encontra-se hospitalizada. No momento, 18 pessoas estão aguardando os resultados dos exames comprobatórios e outras 703 pessoas sintomáticos respiratórios (que apresentam algum sintoma gripal) estão em isolamento domiciliar. Foram descartados 293 sintomáticos que estavam em isolamento domiciliar acompanhando os sintomas, e 351 casos são suspeitos, pois apresentam sintomas de Covid-19 e estão em isolamento domiciliar. O índice de casos para cada 100 mil habitantes em Colombo é de 16,4, aproximadamente. A média estadual é de 24,6, enquanto a média nacional é de 147,6.

Para tentar entender o panorama da doença na cidade, o Jornal de Colombo preparou um gráfico simples com a evolução de casos desde o primeiro registro, no dia 3 de abril. No primeiro gráfico, há os números absolutos de casos confirmados. Aqui, a linha sempre será crescente, afinal, estão contabilizados todos os casos desde o primeiro registro, sem distinção. No segundo gráfico, há a evolução de novos casos. Ou seja, quantos novos casos foram confirmados nas datas indicadas. No terceiro e quarto gráficos, a evolução de casos e das novas confirmações é semanal. É importante destacar que apenas casos moderados ou graves são testados para a doença. Além disso, a demora nos testes dificulta a compilação dos dados da forma mais próxima da realidade, o que explica que os gráficos de novos casos tenha tanta alteração em um curto período temporal.

 

Compartilhe nas Redes Sociais: