O vereador Cezinha Heua (PSL) apresentou na sessão ordinária da Câmara Municipal do dia 6 de abril, o Projeto de Lei nº 945/2021, que tem como objetivo a promoção da divulgação da listagem de medicamentos disponíveis e em falta na Rede Municipal de Saúde de Colombo.

Segundo o vereador, o principal objetivo de tal proposta é que haja uma maior democratização da informação e do acesso da população aos medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde. “Nossa proposta é que a Secretaria Municipal de Saúde tenha essa transparência sobre os medicamentos que são ofertados pelo SUS aqui no nosso município. Que tenha uma relação dos medicamentos disponíveis, dos medicamentos que estão em falta e que seja disponibilizada uma previsão de quando esses medicamentos estarão disponíveis”, explicou Cezinha. 

O projeto prevê a responsabilidade da Prefeitura na divulgação dos dados. “Nesse projeto a gente cobra uma transparência do município, fixando cartazes nas Unidades de Saúde, nas Regionais, que as informações sejam divulgadas nas redes sociais, no Portal da Transparência da Prefeitura, para que todas as pessoas possam saber que o medicamento que a pessoa está usando é gratuito em nosso município”, ressaltou o vereador.

O proponente também destacou o quão oneroso é para muitas famílias ter de adquirir por conta própria determinados remédios. “Nós vemos que há pessoas que ganham R$ 1000 de salário e gastam R$ 700 em medicamentos, que o município às vezes tem, mas as pessoas não têm a informação, não sabem que determinado remédio é gratuito”, disse. “Espero que este projeto tramite, que seja votado pelos meus colegas vereadores e venha contemplar nossa comunidade. Quem ganha com isso são os colombenses”, acrescentou.

Prioridade de vacinação

Outra proposta voltada para a área de Saúde apresentada por Cezinha Heua na Câmara Municipal é o Projeto de Lei nº 947/2021, que tem como intenção assegurar o direito prioritário de vacinação contra a Covid-19 às pessoas com Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual no município de Colombo.

De acordo com o vereador, a proposta partiu da solicitação de famílias locais, que relataram ao edil as dificuldades e os riscos que este recorte da população passa no atual momento de pandemia. “Pensamos com carinho nessas pessoas e criamos este projeto que vem de encontro às necessidades das mães”, afirmou Cezinha. A justificativa do projeto, inclusive, destaca que tais cidadãos “possuem alterações imunológicas importantes decorrentes, principalmente, das dificuldades alimentares e de funções de estruturas orgânicas como o trato respiratório e sistema imunológico”. 

Compartilhe nas Redes Sociais: