O vereador Evandro França (Republicanos) apresentou na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 985/2021, que visa tornar obrigatória a realização de avaliação oftalmológica (exame de vista) dos alunos das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs do município de Colombo.

De acordo com o escopo do PL, a realização dos exames ficaria a cargo da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. Ainda conforme o texto do projeto, nos casos em que forem identificadas doenças oftalmológicas, a Secretaria Municipal de Saúde deverá disponibilizar meios para que o aluno faça o tratamento adequado.

Na justificativa apresentada pelo vereador, considera-se que uma série de problemas relacionados ao rendimento escolar tem relação direta com problemas de visão do aluno. O edil também aponta dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que indica que 12% das crianças em idade escolar precisam usar óculos, ainda que 80% do total de alunos nunca fizeram qualquer tipo de exame de vista. O projeto já foi divulgado em sessão ordinária e deve ser votado em breve.