O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que afeta a memória e as capacidades cognitivas. No mês de setembro, mais precisamente no dia 21, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Doença do Alzheimer. A ação se estende a todo o mês de setembro e é caracterizada pela cor roxa. Durante o período, entidades e organizações trabalham para alertar sobre a gravidade da doença e sobre a possibilidade de prevenção. 

O Alzheimer é uma das demências mais comuns no planeta. “De acordo com a OMS, temos cerca de 50 milhões de pessoas no mundo que possuem algum tipo de demência. Desse total, cerca de 70% estão relacionados ao Alzheimer. Além disso, há um estudo que afirma que o número de pacientes tende a triplicar até 2050”, destaca Camila Juliana Florentino da Silva Costa, proprietária da unidade de Colombo do Supera, uma franquia especializada em ginástica cerebral. 

Camila explica que, diferente do pensamento popular, o Alzheimer não é uma doença que acomete apenas idosos. “O Alzheimer, apesar de ser estigmatizado como uma ‘doença de velho’, não é uma doença exclusiva de idosos. Temos estudos de pessoas que começam a apresentar sinais da demência com trinta anos. E quanto mais cedo ela for detectada, mais grave ela vai ser. O Alzheimer é uma doença degenerativa e cada vez mais a pessoa vai se sentindo mais fraca, perdendo a memória, as capacidades cognitivas e, consequentemente, sua liberdade. A pessoa que apresenta esse tipo de doença acaba vivendo uma situação em que ela deixa de ser ela mesma, nos fazendo perder essa liberdade de ser”, ressalta.

O Alzheimer ainda é uma doença que possui diversos mistérios, como a sua origem. Apesar disso, já é de conhecimento geral que algumas ações podem servir como prevenção a este mal. “O Alzheimer, apesar de ser uma doença que não tem cura e que ainda não temos certeza das bases que levam a pessoa a ter a doença, tem a ginástica cerebral como uma das formas de prevenção. Os exercícios cerebrais também trabalham a melhora da habilidade cognitiva, o raciocínio lógico e a velocidade do processamento de informações”, detalha. “Quanto mais cedo começarmos a cuidar de nossa memória, melhor ela vai ser daqui pra frente”, completa Camila. 

Método Supera

Para a realização da ginástica cerebral, também há “academias”, tal qual acontece com a ginástica corporal. Entre elas está o Supera, uma franquia com mais de 400 unidades em todo o Brasil e que está entre as maiores empresas do segmento na América Latina. 

De acordo com Camila, o chamado Método Supera desenvolve o cérebro dos alunos para a vida cotidiana e protege contra possíveis perdas cognitivas. “O Supera é para todas as idades, a partir dos seis anos de idade, pois é necessário estar alfabetizado. Nosso aluno mais novo tem quatro anos e nosso aluno mais velho possui 105 anos”, conta. 

O Método Supera é norteado por três princípios: novidade, variedade e grau de desafio crescente. “Tudo o que é novo faz com que nosso cérebro pense, assim como tudo que muda. A partir do momento que a gente conhece algo e consegue variar, começamos a querer nos desafiar”, diz Camila. Dentro destes princípios, há três pilares (aprendizagem, educação e neurociência) e três eixos (competências cognitivas, sócio emocionais e éticas).

Dentro desses conceitos, os exercícios cerebrais são realizados a partir de seis ferramentas: o ábaco, ferramenta de cálculo milenar; apostilas com exercícios; jogos psicomotores; dinâmicas em grupo; atividades neuróbicas e o Supera Online, uma plataforma digital de exercícios para o cérebro. 

Atualmente, em razão da pandemia do novo coronavírus, as aulas estão sendo todas online, sendo adaptadas para este período de isolamento social.

Lives

Para o Setembro Roxo, o Supera preparou uma série de lives que serão transmitidas durante todo o mês na página do Facebook da marca (facebook.com/metodosupera), às quartas e sextas-feiras, sempre às 19h30. “Teremos nomes importantes da neurociência falando sobre a doença e sobre a prevenção, além de trazer alguns exercícios que as pessoas podem fazer”, revela Camila. 

Serviço

Para entrar em contato com a unidade do Supera em Colombo, estão disponíveis os telefones 41 3619-8494 / 41 98851-5622 / 41 98855-4786 (WhatsApp). O Supera Colombo fica localizado na Rua José Leal Fontoura, 368, no Centro.

Compartilhe nas Redes Sociais: