Nesta semana, está sendo realizado no município de Colombo, a Semana Municipal do Meio Ambiente. E nesta terça-feira, 21 de setembro, também foi comemorado o Dia da Árvore. Para marcar a data, a Prefeitura Municipal, junto às secretarias de Meio Ambiente, de Educação e de Assistência Social, promoveram a criação do Bosque das Escolas, no Parque Linear do Palmital.

O espaço recebeu cerca de 50 mudas de árvores frutíferas nativas (gavirova e pitanga), que foram plantadas por alunos de escolas municipais e também de projetos sociais da cidade. O objetivo do bosque, além de embelezar a região e reforçar a arborização, é contribuir para a consciência ambiental dos pequenos colombenses.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, José Vicente de Lima, a ação faz parte do início de um programa de arborização do município. “Hoje comemoramos o Dia da Árvore e queremos transformar esta data em ações permanentes. Estamos criando o programa Colombo Mais Verde, para arborizar nossa cidade. Só nesta semana estaremos plantando em torno de 2 mil mudas. Queremos plantar nos próximos quatro anos cerca de 10 mil mudas”, afirmou o dirigente.

O secretário também destacou a importância de ampliar as áreas verdes na área urbana de Colombo. “O planeta vive em uma crise constante, com muito desmatamento. E o que podemos fazer? Podemos contribuir melhorando a arborização da cidade. Conforme a ONU, em 2030 o planeta estará aquecido 1,5ºC a mais. Pense o que isso pode representar para a humanidade no futuro. E 2030 está logo ali. Se não fizermos nada, poderemos ter um estrago em nosso planeta, e Colombo vai dar sua contribuição para que isso não aconteça”, completou.

Educação ambiental

Um dos pontos primordiais dentro da questão ambiental é a educação. Segundo o secretário de Educação e vice-prefeito de Colombo, Professor Alcione, a aproximação dos alunos com a causa ambiental precisa ser constante, em especial nas escolas. “É de extrema importância a Educação se envolver nesta questão. Todos nós temos que participar de uma forma ou de outra na preservação do meio ambiente. Temos vários projetos voltados a esta questão e esta é mais uma ação para chamar a atenção da população, da comunidade e das nossas crianças, que precisam estar cada vez mais conscientes desta mudança climática. Agora nas escolas, os professores voltam e fazem todo um trabalho de conscientização e valorização do nosso meio ambiente”, explicou o secretário.

Prioridade

O prefeito Helder Lazarotto também esteve presente durante a ação e foi enfático ao falar sobre como vê a questão ambiental em Colombo. “Nossa zona urbana tem poucas árvores, poucas áreas verdes e vamos trabalhar durante toda a gestão esta questão. Inclusive, os projetos que a Prefeitura está fazendo de pavimentação e de outros setores, já contempla a arborização, para que a cidade fique mais bonita e protegida”, afirmou o prefeito. “O Meio Ambiente deve ser uma preocupação do mundo inteiro. Não apenas a questão das árvores, mas também das águas, a proteção das nascentes, da reciclagem, da coleta. Tudo isso é importante e é uma prioridade da nossa gestão”, acrescentou Lazarotto.

`Presenças

A iniciativa também contou com as presenças da secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto; do diretor executivo de Meio Ambiente, Willian Zanin; da diretora executiva de Educação, Luciane Dala Valle; do engenheiro ambiental Robério Marcolino Filho; e dos vereadores Professor Roger, Joel Bueno e Osmair Possebam.

Compartilhe nas Redes Sociais: