De acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, Colombo não possui casos confirmados de dengue no atual período de análise, iniciado em agosto de 2020. Apesar disso, o combate a possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito vetor da doença, continua, especialmente em bairros que já tiveram registros anteriormente.

A equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde está estruturada com sua coordenação e dois núcleos que organizam os trabalhos dos 24 agentes de endemias que realizam vistorias em residências, comércios, terrenos baldios, entre outros, para que sejam realizados três ciclos de vistorias durante o ano em todos os bairros do município.

Segundo a Prefeitura, já foram realizadas vistorias nos bairros Guaraituba, Rincão, Atuba, Quitandinha, Rio Verde, Maracanã e Jardim Arapongas neste início de ano, sendo que apenas no último não foram encontrados focos do mosquito. Ainda de acordo com o poder público, estas localidades foram priorizadas pelo histórico da presença de mosquitos já identificados em ciclos anteriores e devido ao período propício para o desenvolvimento da espécie.

As vistorias também são direcionadas quinzenalmente a 34 pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, recicladoras, entre outros, que possuem maior risco do desenvolvimento do vetor.

O índice de infestação predial do município para o primeiro ciclo de 2021, até o momento, é de 0,68. Este índice deve ficar abaixo de 1 para que o município não seja considerado infestado, conforme prevê meta específica do Plano Municipal de Saúde.

Contato

Os agentes de endemias do município realizam vistorias durante todos os meses do ano e estão sempre uniformizados, portando os crachás de identificação e com o supervisor de campo.

O setor de Vigilância Ambiental disponibiliza dois números de telefone (3666-6846 e 3663-3321) para a realização de denúncias, solicitações, e outras informações pertinentes ao tema.

Compartilhe nas Redes Sociais: