Secretaria de Saúde instala armadilhas contra mosquito da Dengue - Jornal de Colombo

Secretaria de Saúde instala armadilhas contra mosquito da Dengue

Secretaria de Saúde instala armadilhas contra mosquito da Dengue
De acordo com a secretaria, a armadilha não atrai mosquitos, apenas contribui para a detecção de fêmeas do inseto presentes no ambiente.(Foto: Daiana Nodari/PMC)

Nesta semana, as equipes da vigilância ambiental iniciaram a instalação de 150 armadilhas em residências e comércios para coletar ovos do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya.

É a primeira vez que a Secretaria de Saúde utiliza este equipamento, chamado de ovitrampa. “Este projeto é uma importante parceria entre a Prefeitura, Secretaria de Estado da Saúde e Universidade Federal do Paraná, onde será possível verificarmos os principais pontos e planejarmos ações de prevenção da dengue”, destacou a secretária de Saúde, Marilda Zanoni.

As armadilhas são compostas por um recipiente plástico de cor preta e fosca com 10 cm de diâmetro e 12 cm de altura. No interior da armadilha é adicionado uma palheta de eucatex fixada com clipe e 300 ml de água da torneira. A ovitrampa não atrai mosquitos, apenas contribui para a detecção de fêmeas de mosquitos presentes no ambiente.

Marilda destaca ainda que a ajuda da população é fundamental para o combate do Aedes aegypti. “Combater o mosquito precisa ser uma tarefa diária de todos. A população pode contribuir de forma decisiva, já que mais de 80% dos criadouros estão dentro das casas, como pratos de vasos, garrafas e recipientes que acumulam água”.

Posts