A Prefeitura Municipal de Colombo está promovendo até o próximo dia 30, trabalhos orientativos e de conscientização à população masculina sobre a importância dos cuidados e prevenção de doenças que afetam este público, em especial o câncer de próstata, principal ponto da campanha Novembro Azul.

As 25 Unidades Básicas de Saúde estão realizando a coleta de sangue para exame PSA em homens com mais de 50 anos ou homens com mais de 40 anos que tenham histórico da doença na família. Obesos e negros com mais de 40 anos também fazem parte do público-alvo. O PSA, ou Antígeno Prostático Específico, indica a concentração de uma enzima produzida pela próstata. O aumento da produção desta enzima pode indicar alterações na próstata, desde inflamações até o câncer.

Também estão sendo promovidos testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis como a Hepatite, Sífilis e HIV. “A campanha Novembro Azul ocorre para chamar a atenção para a importância dos homens buscarem os serviços de saúde antes do adoecimento, mantendo exames em dia e se cuidando para viverem mais e melhor”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Marilda Zanoni.

No dia 20 de novembro, um sábado, as UBS’s estarão abertas das 8h às 13h para atender o público masculino.

Compartilhe nas Redes Sociais: