Aconteceu nesta quarta-feira, 22, no ginásio de esportes do Colégio Estadual Lacerda Braga, no Alto Maracanã, a abertura da Semana Municipal da Juventude. O evento aconteceu justamente na data em que se comemora no Brasil o Dia da Juventude. A iniciativa é encampada pela Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Cultura, em parceria com outras secretarias.

Durante a ação, foram disponibilizados aos jovens que passavam pelo local uma série de serviços. Logo na entrada do ginásio, uma equipe da Secretaria de Saúde estava a postos para a aplicação da vacina da gripe. Ao lado, a Assistência Social promoveu uma oficina de História em Quadrinhos e Desenho.

Do outro lado do local, equipes do CEU das Artes e da Cultura do Município, estavam realizando cadastros para cursos gratuitos e também para a Bolsa Qualificação Cultural, programa do Governo do Estado que, além de oferecer uma bolsa no valor de R$ 3 mil a trabalhadores do setor cultural, ainda oferece cursos de qualificação na área.

O jovem que estivesse à procura de uma vaga de emprego também tinha a possibilidade de fazer seu cadastro junto a uma equipe da Agência do Trabalhador de Colombo. Além disso, o espaço também recebeu apresentações culturais e oficinas de break, com o grupo Dream Quest.

Programa ID Jovem

Entre os serviços oferecidos durante o evento, também estava um estande para inscrições no ID Jovem. “O ID Jovem é um programa do Governo Federal, semelhante a uma carteirinha do estudante, mas o jovem não precisa necessariamente estar estudando. Ele abrange jovens com idade dos 15 aos 29 anos e tem vários benefícios, como meia entrada em shows e viagens interestaduais gratuitas”, explicou Murilo Lazarotto, assessor técnico da Coordenação da Juventude, da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf).

Para participar do programa, é necessário que a renda familiar não passe de dois salários mínimos per capita; e que os cadastros NIS (Número de Identificação Social) e CadÚnico estejam atualizados. Para se cadastrar no ID Jovem, basta ir até um dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) do município.

Mais Juventude

Como parte das ações da Semana da Juventude, no próximo sábado, 25, os jovens colombenses se encontrarão no Parque Linear do Palmital, onde haverá apresentações de Skate, Hip-Hop e Grafite; oficinas de Break e Rima; e apresentações artísticas com DJ Zero Duo, Elizeu Moraes e Coletivo de MC’s da Kontratak.

Presenças

Estiveram presentes na abertura da Semana da Juventude o prefeito Helder Lazarotto; o vice-prefeito Alcione Giaretton; a secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto; e a diretora do Departamento de Cultura, Marinei Vidolin.

Compartilhe nas Redes Sociais: