A aluna do curso de doutorado em educação Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Rio dos Sino de São Leopoldo no Rio Grande do Sul, Sandra Lilian Silveira Grohe, defendeu no último dia 10 de março sua tese denominada “Cidades Sustentáveis: Princípios Orientadores de Educação para a Sustentabilidade em Contextos Urbanos”. 

O estudo teve o objetivo de identificar os princípios orientadores de educação para a sustentabilidade em contextos urbanos, e Sandra realizou entrevista em São Leopoldo, e também em Colombo, no Paraná. A pesquisadora destacou o apoio que obteve da Secretaria de Meio Ambiente durante as visitas feitas ao município. “Essa pesquisa não seria possível sem o envolvimento da Secretaria do Meio Ambiente de Colombo, em especial da auxiliar administrativa Iliane Viana da Rocha, que me deu todo o suporte necessário para que as entrevistas fossem realizadas”, afirmou.

A pesquisa apresentou como resultado três princípios orientadores de educação para sustentabilidade em contextos urbanos, sendo: educação, governança e mobilização. Estes princípios foram identificados a partir da escuta de pessoas que vivem nas cidades analisadas e estão fundamentadas nos estudos da sustentabilidade, educação para a sustentabilidade, cidades sustentáveis e políticas para sustentabilidade. 

Compartilhe nas Redes Sociais: