A Prefeitura de Colombo informou no início desta semana o resgate de um papagaio-de-peito-roxo, ave considerada em extinção no país. O resgate foi realizado por uma equipe de Defesa e Proteção Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que atendeu o chamado de populares, que informaram que o animal havia caído de uma árvore dentro de uma residência. Chegando ao local, os técnicos constataram que se tratava da espécie que chama atenção pela cor roxa em seu peito.  

A ave apresentava um ferimento na asa e foi encaminhada ao Instituto Água e Terra (IAT), onde recebeu cuidados. Os técnicos do órgão decidirão o destino adequado ao animal. 

A espécie

O papagaio-de-peito-roxo é um animal que habita regiões que vão da Bahia ao Rio Grande do Sul, e até mesmo o sudeste do Paraguai e o nordeste da Argentina. A espécie também se adapta de forma flexível a diferentes tipos de vegetação, sendo encontrado, inclusive, em regiões de araucárias. A ave tem, em média, pouco mais de 30cm

Segundo o site Parrots Place, especializado em aves exóticas, o papagaio-de-peito-roxo está extinto em grande parte da sua área de distribuição. As causas principais da extinção são o desmatamento, o crescimento da agricultura e a captura para o comércio. Estima-se que há uma população aproximada de 4 mil papagaios desta espécie. 

Compartilhe nas Redes Sociais: