A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou na última terça-feira, 9, o Programa de Prevenção de Enchentes, com ações no bairro Rio Verde. Os trabalhos visam sanar os danos que são causados em períodos de altos índices de chuvas e aumento do volume do Rio Atuba.

De acordo com o secretário da pasta, José Vicente de Lima, as atividades compreendem a limpeza do leito do Rio Atuba nas imediações das ruas Sudão e Marginal Paraguai. “Iniciamos este programa pensando nos períodos de cheias, com a mudança climática do verão, que ocasiona fortes chuvas, minimizando os riscos de enchentes e estragos na região”, afirmou.

Junto ao secretário, acompanharam o início das atividades na localidade o prefeito Helder Lazarotto, o vice-prefeito Professor Alcione e o vereador Anderson Prego. Segundo a Prefeitura, o programa deve avançar para mais regiões historicamente afetadas por enchentes.

Colombo Mais Limpa

O bairro do Rio Verde também recebeu nesta semana as ações do Programa Colombo Mais Limpa, criado em maio pelo Meio Ambiente com o apoio da Secretaria de Obras e Viação. Foram promovidas atividades de limpeza, roçada, retirada de galhos e entulhos, fiscalização de lotes e terrenos vazios e visitas de agentes de vigilância ambiental nas casas, para inibir focos do mosquito da dengue.

O combate à dengue, aliás, é um dos focos deste trabalho. “Temperaturas elevadas e mudanças nas condições de tempo, com chuvas rápidas, marcam o verão e trazem condições ideais para a proliferação do mosquito da dengue. E a situação é de alerta máximo, pois a doença representa um dos mais graves problemas de saúde pública do Brasil na atualidade”, afirmou o diretor do departamento de Vigilância e Promoção à Saúde, Dr. Diogo Vasconcelos. “Nós precisamos do apoio de toda comunidade para que, com medidas simples como, manter os quintais limpos, cobrir os recipientes que possam acumular água, tampar a caixa d’água e colocar areia nos pratos de plantas, possamos prevenir e combater os focos de inúmeras doenças”, completou.

Compartilhe nas Redes Sociais: