Entre os diversos serviços disponíveis no Hospital e Maternidade Alto Maracanã (HMAM), um dos mais destacados é a fisioterapia obstétrica. A terapia tem como principal objetivo preparar as futuras mamães para um parto mais rápido e menos doloroso. “A fisioterapia em obstetrícia é uma área de especialização da fisioterapia que trabalha com gestantes. Ela é dividida em três momentos: pré-natal; perinatal, que é o trabalho durante o trabalho de parto; e o pós natal, também chamado de puerpério”, explicou o fisioterapeuta Enio Funchal, responsável pelo Setor de Fisioterapia, do HMAM, uma das unidades da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.

O profissional ressaltou que a prática da fisioterapia possui diversos benefícios, especialmente no período de gestação. “No atendimento pré-natal, a fisioterapia contribui em dois aspectos. Primeiramente no preparo para o parto. Mulheres grávidas que fazem exercícios durante a gestação costumam ter um parto normal mais adequado. Outra vantagem importante é que as mulheres grávidas diminuem as queixas típicas da gestação, como as dores nas costas, no pescoço, a queimação no estômago, a dificuldade respiratória , as alterações circulatórias, a dificuldade de evacuação. Os exercícios melhoram todos esses aspectos”, frisou o especialista. 

Os atendimentos no HMAM, normalmente são realizados uma vez por semana. “O principal recurso terapêutico que nós utilizamos é o que chamamos de cinesioterapia, ou seja, os exercícios terapêuticos. Além dos exercícios que são realizados aqui no ambulatório de fisioterapia, essas mulheres são orientadas a fazer esses exercícios também em casa”, detalhou Enio. 

Para consultar valores ou marcar uma consulta, o HMAM disponibiliza os seguintes números de telefone: (41) 3675-5500 / (41) 3675-5518. O espaço também oferece outras linhas da fisioterapia para o público em geral: Respiratória, Neuromotora adulto, Neuropediátrica, Traumato-ortopédica, Reumatológica e Terapias manuais.

Compartilhe nas Redes Sociais: