O Hospital e Maternidade Alto Maracanã (HMAM), em Colombo, administrado pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, é um posto de coleta de leite humano e está em busca de mamães que possam doar leite materno, que é encaminhado ao Banco de Leite do Hospital Evangélico de Curitiba.

Para fazer a doação, basta que a doadora vá até a maternidade, pegue um kit para a coleta e, depois, entregue na recepção do HMAM. Para ser doadora, basta ser lactante saudável que não use algum tipo de medicação que impeça a doação de leite. É importante estar com as vacinas em dia e não ser fumante. 

Segundo os profissionais da maternidade, um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos diariamente. O alimento possui todos os nutrientes que um bebê necessita até o sexto mês de vida. Ele protege a criação de infecções respiratórias, diarreias, alergias, além de reduzir a mortalidade em crianças com menos de cinco anos. O leite materno ainda diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Referência

O Brasil é referência no mundo em doação de leite materno. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), há no país 224 bancos de leite humano e 216 postos de coleta, além da coleta domiciliar, que é feita em alguns estados. No total, são aproximadamente 160 mil litros doados anualmente.

Doação em tempos de pandemia

De acordo com a comunidade científica, não há evidências de relação entre a transmissão do novo coronavírus e a amamentação. Por isso, é mais do que recomendável a manutenção da amamentação. No entanto, a doação de leite materno é contraindicada para lactantes que estejam com sintomas gripais, infecção respiratória ou que estejam positivadas com a Covid-19.

Orientações

Confira algumas orientações do HMAM para a doação de leite materno: 

  • Higienize mamas, mãos e braços;
  • Prenda o cabelo e use máscara para cobrir a boca e o nariz;
  • Faça a coleta;
  • Armazene em um frasco de vidro transparente com tampa de plástico (todos higienizados);
  • O leite deve ficar armazenado no refrigerador durante o período de coleta;
  • A entrega do leite deve ser feita em até sete dias após o primeiro dia de coleta.

Serviço

O Hospital e Maternidade Alto Maracanã fica localizado na R. São Pedro, 892, no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima, em Colombo. A unidade pode ser contatada pelo telefone 41 3675-5500.

Compartilhe nas Redes Sociais: