O Parque Municipal Gruta do Bacaetava é uma das atrações turísticas mais visitadas da cidade de Colombo. E os números obtidos durante todo o ano de 2019 corroboram essa afirmação. De acordo com levantamento feito e divulgado pela Prefeitura Municipal na terça-feira, 14, 25.350 visitantes passaram pelo parque no ano passando, gerando uma média mensal de pouco mais de 2 mil visitantes. 

Em 2019, a Gruta passou por melhorias estruturais, especialmente em relação a iluminação do local. Atualmente, o Parque conta com sala de vídeo, banheiros, guias e um espaço de lazer com quiosques e churrasqueiras, que podem ser usadas gratuitamente, além, claro, da mata nativa preservada e das cavernas, principal objeto da curiosidade dos turistas. ”A Gruta do Bacaetava, que faz parte do Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo, recebe todos os anos milhares de visitas que aumentam o fluxo e o empreendimento turístico do município. Nosso intuito é oferecer melhor comodidade e lazer para quem visita o local, disse o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa. 

Ainda segundo o levantamento da Prefeitura, os meses de maior fluxo de visitação foram julho e setembro, e que a maior parte do público é composto por crianças, com idade entre os 6 e 12 anos e por adultos, com idades entre os 31 e 45 anos, evidenciando que a vistiação à Gruta é um programa verdadeiramente familiar. Outro dado estatístico importante apontado é a origem desses visitantes. Com 38%, os residentes em Curitiba são maioria, seguidos pelos colombenses, que totalizam 25% dos visitantes. Pessoas de outro estado somam 7,51%, enquanto pessoas de outras nacionalidades representam apenas 0,74% do público total.

A Gruta está localizada na rua Antônio Gasparin, no bairro Bacaetava, e fica a 12 km do Centro de Colombo. A visitação pode ser feita de quarta à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30; e nos sábados e domingos, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30. Grupos acima de doze pessoas precisam realizar agendamento com antecedência. Para mais informações, a Prefeitura de Colombo disponibiliza os telefones 3656-5669 e 3656-6600.

Compartilhe nas Redes Sociais: