Aos poucos, o cenário de um imóvel combalido e abandonado está ganhando uma cara diferente no coração da cidade de Colombo. Enfim, o imbróglio da Santa Casa de Misericórdia de Colombo teve uma conclusão na Justiça e a construção de uma nova era na saúde colombense vai ganhando forma. No local, que foi por anos o centro do debate político no município, em breve será estabelecido o Hospital São Rafael Arcanjo. O novo empreendimento será liderado pelo grupo denominado G5 Health, responsável pela aquisição do prédio da antiga Santa Casa.

No dia 30 de março, a reportagem do Jornal de Colombo foi recebida por uma equipe do grupo gestor, incluindo um dos compradores, o médico José Fernando Denardi, especialista em radiologia. Ele não quis gravar entrevista, mas respondeu de forma clara e sem rodeios a todas as perguntas que lhe foram feitas. Em primeiro lugar, o médico explicou que um anúncio feito por uma empresa terceira, que não tem ligação com o novo hospital, de que o local seria aberto ainda na primeira quinzena de abril foi apenas um ruído de comunicação.

No momento, o prédio está passando por adequações estruturais, e em seguida, após a reforma concluída, serão realizados os trâmites legais para a adequação documental necessária. Ainda não há uma data definida para a abertura do novo empreendimento.  Segundo ele, ainda há inúmeras adequações estruturais que são necessárias para conseguir as documentações exigidas. Afinal, o imóvel ficou por bastante tempo parado e após a reforma concluída, é preciso ir atrás de toda a questão de liberações por parte do poder público para o pleno funcionamento do empreendimento. Ainda assim, o médico e sua equipe se mostraram confiantes em obter êxito o mais breve possível, embora tenham feito questão de não estipular uma data.

A equipe do futuro hospital também falou sobre o processo de compra do imóvel. Segundo Denardi, o grupo que forma o G5 Health passou a conhecer a situação da antiga Santa Casa através de colegas da área médica. Aos poucos, a ideia foi sendo trabalhada internamente. Uma proposta de compra por parte do grupo chegou a ser recusada inicialmente, até o lance efetivo no final do ano. Questionado se houve alguma indicação ou iniciativa de políticos da cidade no processo para a aquisição do imóvel, Denardi afirmou que não houve interferência, e que o G5 Health foi o único responsável por todas as decisões, desde o momento em que surgiu a oportunidade e que as autoridades municipal e estadual agora estão apoiando no sentido de auxiliar no caminho de reabertura.

Leilão e estrutura

Foram 9.243 dias até que houvesse uma solução para a Santa Casa de Misericórdia de Colombo. O imóvel, juntamente com todas as benfeitorias e equipamentos, foi arrematado por R$ 9.139.598,00. Boa parte deste valor está sendo direcionada pela Justiça para o pagamento de antigos credores e dívidas trabalhistas.

Em relação aos equipamentos presentes no local, Denardi contou que muita coisa, infelizmente, não poderá ser aproveitada. Entre o último fechamento da Santa Casa, em 2017, até a chegada do novo grupo, muito material acabou perdendo utilidade. O grupo também detalhou que, dentro da adequação do espaço, novos equipamentos já começam a ser adquiridos, como um tomógrafo, no valor estimado de R$ 1 milhão.

As benfeitorias que estão sendo realizadas no local estão sendo direcionadas para que o Hospital São Rafael Arcanjo já inicie com a capacidade de contribuir no atual combate à pandemia do novo coronavírus. Para este primeiro momento estão previstos cerca de 60 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Recepção da comunidade

Na conversa com o grupo, um dos pontos mais destacados foi a questão da boa receptividade dos colombenses, que têm oferecido ajuda e apoio ao novo hospital, incluindo mão de obra para atividades extremamente simbólicas, como a pintura da capela que há no local. A equipe do São Rafael Arcanjo também afirmou que o hospital está aberto a doações de empresários locais que queiram contribuir de alguma forma, em especial em relação a equipamentos ou benfeitorias estruturais. Para entrar em contato, o HSRA disponibilizou um canal de comunicação pelo número de WhatsApp 47 99663-6120.

Equipe

O futuro Hospital São Rafael Arcanjo também já está procurando profissionais para fazer parte da equipe. O grupo deixou claro que, no momento, está fazendo a coleta de currículos, mas que esse processo está sendo realizado exclusivamente pelo e-mail selecao@hospitalsra.com.br. É importante salientar que não está havendo qualquer atendimento no local.

Compartilhe nas Redes Sociais: