A ex-diretora de Turismo de Colombo, Denise Stica Guimarães, foi premiada no dia 26 de novembro como a Melhor Guia de Turismo do Paraná em 2019, em premiação concedida pela revista Panorama do Turismo. Para Denise, o título não é apenas o reconhecimento individual de sua atuação no mercado turístico, mas de toda a classe de trabalhadores. “O guia de turismo é um dos mais importantes elos da cadeia produtiva do turismo. Cabe a ele enriquecer a experiência da viagem, atuando como anfitrião indispensável ao sucesso das relações que o turista-viajante mantém, tanto com as pessoas quanto com o local visitado. Ele auxilia na comunicação, na transmissão de informações e conhecimentos. Porém, nem sempre é reconhecido. Esse prêmio, além da valorização do meu trabalho, contempla também os muitos guias espalhados pelo Paraná que terão sua profissão em destaque”, afirmou Denise, que destaca que o guia de turismo é única profissão reconhecida por lei no segmento e que sofre a concorrência direta de outras profissões, além da atuação de ‘profissionais piratas’.

Também no mês de novembro, Denise assumiu a presidência da ABGTUR (Associação Brasileira dos Guias de Turismo). A entidade, tem como objetivo representar, defender e divulgar os interesses dos guias profissionais; unir e qualificar os Guias de Turismo para melhor atender aos turistas; além de agregar as associações municipais, regionais e estaduais. “Nosso projeto é unir os profissionais para juntos lutarmos pela nossa categoria, especialmente exigir fiscalização e valorizar o profissional”, explicou Denise.

A profissional, que também é turismóloga, ressaltou sua experiência no departamento de Turismo de Colombo. “Trabalhar na secretaria de Turismo ao lado da Michele Mocelin foi uma experiência muito feliz. Pudemos viabilizar vários projetos na época. Continuo com o mesmo propósito e à frente da ABGTUR,  treinamentos para os guias serão nossa prioridade”, disse. Para Denise, a capacitação dos Guias de Turismo são uma possibilidade concreta de geração de renda. “Para amar é preciso conhecer. E um guia apaixonado pelo destino encanta os turistas. Turista encantado volta., E voltando traz recursos para a cidade”, avalia.

Compartilhe nas Redes Sociais: