Na terça-feira, 12, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de Colombo, Rodrigo Oliveira Muller e sua equipe tiveram uma reunião técnica com representantes da Secretaria Municipal de Habitação de São José dos Pinhais.

Segundo a Prefeitura Municipal, o encontro serviu para uma troca de experiências relacionadas a gestão físico territorial e os desafios relacionados ao Estatuto da Metrópole, legislação federal que estabelece desde 2015 diretrizes gerais para o planejamento, a gestão e a execução das funções públicas de interesse comum em regiões metropolitanas.

Em relação ao desenvolvimento urbano, os seguintes temas foram tratados na discussão: diretrizes simplificadas para emissão de alvarás e licenças; desafios na correta análise e aceite de projetos de grandes empreendimentos; regulamentação e implementação efetiva dos instrumentos do Estatuto da Cidade e vetores estratégicos de desenvolvimento urbano.

Sobre habitação, o grupo debateu sobre as dificuldades na gestão social e financeira dos imóveis direcionados a famílias em situação de vulnerabilidade, além da regulamentação e a implementação efetiva da Lei da REURB (regularização fundiária) e o fomento de novos programas habitacionais.

Além do secretário municipal, participaram do encontro representando o município de Colombo a diretora do Departamento de Urbanismo, Keli Coradin e o arquiteto e urbanista André Lucas Feliciano Ferreira.

Representando o município de São José dos Pinhais estiveram presentes a arquiteta e urbanista Thamile Franzini, o engenheiro cartógrafo José Maurício Precoma Miranda, o engenheiro cartográfico Mateus Almeida Leite e o arquiteto e urbanista Silvio Prizibela.

Compartilhe nas Redes Sociais: