Na última terça-feira, 14, o vereador Ratinho Gotardo (PSD) anunciou que aceitou o convite para assumir a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude de Colombo, a Semec. No dia seguinte ao anúncio, Ratinho, que ainda fica no cargo de vereador até o fim do mês, recebeu a reportagem do Jornal de Colombo para uma breve conversa sobre o posto que vai ocupar a partir de outubro. 

Jornal de Colombo – O que o motivou a aceitar o convite para assumir a Semec e como você vê esta nova fase?  

Ratinho Gotardo – Em virtude da necessidade que nosso prefeito Helder Lazarotto e nosso vice Professor Alcione tem para compor esta secretaria e colocar ela em atividade plena. Em virtude da pandemia da Covid-19, ficaram bem restritas as atividades da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, uma pasta que atende desde criança ao vovô. Fico orgulhoso pelo convite, agradecido ao prefeito. Assumo uma pasta com muita responsabilidade e carinho. Sei que não vai ser uma tarefa fácil e as pessoas estão com uma expectativa muito grande na minha pessoa, e vou procurar não decepcionar, fazendo um trabalho muito bom junto ao prefeito e o vice, aos vereadores, ao nosso secretariado, aos clubes de futebol, pessoal do futsal, do voleibol, do basquete, de todas as modalidades esportivas. E é importante frisar a Cultura, em que a Marinei Vidolin, que é uma excelente diretora, já está funcionando muito bem e vai continuar assim, pois ela tem nosso prestígio. Vamos fazer um trabalho harmônico dentro desta secretaria que vou assumir a partir de 1º de outubro. 

JC – Para assumir a pasta, será preciso se licenciar do cargo de vereador. O que você tem a dizer para seus eleitores?

RG – Claro, sou vereador, terei que me licenciar do cargo, mas pode ter certeza que não vou esquecer das pessoas que me procuram pela rede social, pelo WhatsApp, no dia a dia, na minha casa. Pode ter certeza que não vou abandonar essas pessoas. Vou continuar atendendo e dando o encaminhamento. Claro, não serei vereador e não poderei participar das sessões plenárias e dar o encaminhamento via Câmara. Mas muitas das conquistas que já obtive para a população foi em época que eu não estava com mandato. Foi o caso da reforma do estádio do Grêmio Colombense; o Detran de São Gabriel, o mais moderno do Paraná; e também um trabalho muito bom na habitação, em que entregamos três condomínios sociais. É claro que é importante o cargo de vereador, enalteço o trabalho de todos os vereadores e da vereadora Doliria, mas eu digo que não vou esquecer da minha base e dos anseios dos meus eleitores. Um exemplo é o Hospital Geral de Colombo: estou junto com o prefeito e com o Governo do Estado e não esquecerei. Enquanto não se construir o Hospital e estiver em funcionamento, não sossegarei. 

JC – Você presidiu a Liga de Colombo, ajudando a reestruturar a entidade, e também dirigiu o Grêmio Colombense. Como essa experiência pode lhe ajudar?

RG – As pessoas têm essa imagem de que fiz um excelente trabalho frente à Liga, transformando a Liga de Colombo na melhor do Paraná. É claro, usamos às vezes um remédio amargo, pois tínhamos uma Comissão Disciplinar rigorosa, que punia as indisciplinas oraticadas, até violência, que graças a Deus diminuiu bastante. E nós organizamos a Liga, sempre realizando campeonatos prazerosos e valorosos, e fez com que eu me credenciasse a ter essa imagem de alguém que ama o esporte, e que faz as coisas com prazer, dedicação e empenho. Mesmo pessoas que não gostam muito de mim falam que eu tenho tudo para ser um excelente secretário, e fico feliz por essas pessoas assim pensarem. 

JC – Ainda há duas semanas como vereador, mas imaginamos que os trabalhos como secretário já iniciaram de alguma forma. Como está sendo isso?

RG – É uma transição. O prefeito, por exemplo, quando ganha uma eleição, há essa transição de prefeito para prefeito. E com a Secretaria será da mesma forma. A pasta estava vinculada à Educação, gerenciada pelo Professor Alcione. Agora eu assumo e já estou buscando as informações de todos os quatro departamentos. Eles estão já me passando todas as informações para que quando eu for assumir no dia 1º, eu já tenha um rumo, um norte a ser tomado com mais transparência e informações. 

JC – Você é recordista de mandatos como vereador e agora foi escolhido como secretário. O que representa este novo momento em sua carreira política?

RG – Vejo como um tipo de promoção. É um cargo gratificante. Ser vereador é muito prazeroso, eu amo os mandatos que obtive na Câmara. Mas é um reconhecimento do meu trabalho.  

Compartilhe nas Redes Sociais: