José Aparecido Gotardo, o popular Ratinho de Colombo, tomou posse como vereador na última sexta-feira, 1º de janeiro. Esta será a quinta legislatura do colombense, feito que o coloca no topo da lista de homens públicos do município que mais vezes foram eleitos como vereador desde a redemocratização do país, no final da década de 80. Ao lado de Ratinho, também foram cinco vezes eleitos pelo voto popular Ângelo Pio Alberti e José Renato Strapasson, o Pelé. 

Para Ratinho, a expressiva marca é a validação de sua trajetória como político. “Ser eleito cinco vezes representa o reconhecimento da população. De oito eleições que eu concorri, vim aumentando substancialmente a votação e em uma eu cheguei a dobrar a votação anterior”, conta o vereador.

Ratinho também pontuou os principais fatores que o levaram à Câmara Municipal em tantas oportunidades. “A população viu que eu fiz o trabalho mesmo sem mandato. Houve o reconhecimento do trabalho anterior, de ter buscado melhorias para o bairro, melhorias para Colombo, como o novo Detran, no São Gabriel, a questão do esporte, que sempre apoiei. Além da experiência e também porque não tenho um passado sujo. Isso também facilita. Sempre tive um grande trabalho em 16 anos de mandato”, afirmou.

Mas o momento agora é de pensar no futuro e Ratinho já vislumbra as ações necessárias para os próximos quatro anos. “Vou fazer um trabalho sério, com bastante diálogo com o Executivo, e com certeza vamos priorizar o que vai favorecer os munícipes. Sempre com muita responsabilidade, vamos discutir temas muito importantes para Colombo. É uma oportunidade ímpar que a gente tem. Vamos ter que estar muito focados na questão da melhoria da Saúde e na questão do Hospital. É preponderante para nossas vidas, mas sem deixar de olhar para aquelas necessidades de cada rua, de cada bairro. Sem deixar de olhar os pequenos problemas”, encerrou. 

Números

Ratinho, Angelo Pio Alberti e Pelé dividem a liderança com cinco eleições conquistadas. Pio Alberti foi eleito cinco vezes consecutivas, entre 1988 e 2004, um feito único até então. Na segunda prateleira, eleito por quatro vezes consecutivas entre 1992 e 2004, surge Laertes Antônio Colere. Em seguida, com três eleições vencidas, temos quinze nomes diferentes, incluindo cinco nomes da atual legislatura: Nivaldo JNP (2008, 2012 e 2020) e o quarteto formado por Anderson Prego, Dolíria Strapasson, Sidinei Campos e Vagner Brandão, eleitos de maneira consecutiva nos últimos pleitos. Outras quatorze pessoas foram eleitas por duas vezes, incluindo Marcos Dumonte (2016 e 2020) e Renato da Farmácia (2012 e 2020). Os dados deste levantamento foram consultados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Não foram considerados os suplentes que vieram a exercer o cargo durante o mandato de quatro anos.

Compartilhe nas Redes Sociais: