A Secretaria de Educação de Colombo, através da Coordenação de Avaliação Educacional (CAEC), elaborou um planejamento de ações voltadas à Educação Especial na rede municipal de ensino, com o objetivo de qualificar os envolvidos no cotidiano escolar.

Segundo a coordenadora da CAEC, Maria Cristina Vidolin, o planejamento priorizou a atenção para alunos, pais e responsáveis. “Precisamos mudar o pensamento dos profissionais. Desde quem abre o portão da instituição, quem faz a limpeza dos espaços, os educadores até aos assistentes. Para isso, preparamos conteúdos informativos com intuito de conscientizar, dividir experiências e didáticas, visando favorecer a criação de vínculo dos profissionais com os alunos”, explicou.

Na primeira semana de aula serão lançados dois vídeos informativos aos profissionais. O conteúdo produzido também estará disponível em formato e-book. O primeiro vídeo disponibilizado vai ressaltar elementos fundamentais da educação especial, como a empatia, a responsabilidade e o amor, além de solicitar aos profissionais que realizem um mapeamento de informações das necessidades de cada escola e CMEIs.

Já a temática do segundo vídeo é a construção de vínculo dos profissionais com os alunos. “O vínculo facilita a aprendizagem, permite o educador conhecer melhor o aluno e suas necessidades e abre as conexões da comunicação entre o profissional e o estudante. Com isso, o professor consegue conhecer as dificuldades, os desafios e habilidades individuais de cada aluno, além das expectativas dos pais e responsáveis”, detalhou Maria.

Capacitação de profissionais

Além da ação específica à Educação Especial, todos os educadores, gestores e profissionais da Educação do município estão passando por cursos de capacitação em diferentes áreas para desenvolvimento de atividades diárias, que visam o melhor atendimento às famílias e aos estudantes, incluindo protocolos sanitários e de prevenção contra a Covid-19, ainda que o ano letivo em Colombo, que se inicia no próximo 1º de março, dará seus primeiros passos de forma remota.

Segundo a Secretaria de Educação, assessoras do ensino fundamental e infantil irão trabalhar em conjunto com as assessoras da educação especial, atendendo aos alunos e famílias, elaborando tarefas diversificadas de acordo com as necessidades de cada aluno.

Compartilhe nas Redes Sociais: