Foi na cidade de Colombo, no Paraná, que em 15 de abril de 2006, Antônio Carlos Brasil decidiu, juntamente com a esposa Cristine Dittmann, investir doze mil reais, que havia ganhado de uma rescisão, em um novo empreendimento no ramo da saúde. A motivação veio após muito estudo de mercado e pesquisas na área, e o fundador decidiu apostar ao perceber que a população de baixa renda não tinha acesso a planos de saúde e que o Sistema Único de Saúde já não comportava tantas demandas. Assim, a Acesso Saúde, primeira rede de clínicas populares do País, começou a ganhar forma. “Sempre quis empreender e, durante minhas pesquisas, percebi que havia uma escassez na área de saúde, principalmente, pela precariedade do atendimento feito pelo SUS”, comenta Brasil.

No primeiro momento, a comunidade médica resistiu à ideia porque era algo jamais visto dentro da área da saúde, que poderia não dar certo, mas a experiência de mais de 10  anos do casal trabalhando juntos em uma das maiores operadoras de planos de saúde, a Unimed, contribuiu para que a dupla se sentisse confiante e arriscasse no negócio. “Apostei em um nicho de mercado que não existia e muitas pessoas duvidavam se daria certo. Com um capital de apenas 12 mil reais que ganhei de uma rescisão, abri a primeira unidade e atendemos apenas 15 pessoas em um período de 15 dias, porém após um mês de atuação o nosso número de atendimento saltou para 478 pessoas”, conta o fundador da rede que contabiliza mais de 8 milhões de pacientes atendidos.

Em 2008, Brasil expandiu o negócio para uma rede de franquias com duas unidades próprias e 28 franqueadas com presença em 13 estados brasileiros. Dentre as franquias inauguradas, uma, em especial, foi um grande marco para que o grupo tivesse ainda mais visibilidade. Em outubro do ano passado, foi inaugurada uma unidade da Acesso Saúde na Arena Corinthians, na Zona Leste da cidade de São Paulo. “Ficamos muito otimistas em relação à unidade Arena Corinthians. Acreditamos que foi mais um passo rumo ao crescimento e reconhecimento da franquia”, salienta.

Modelo inovador

A Acesso Saúde se tornou um case de sucesso e conquistou o título de uma das melhores franquias do país, segundo o prêmio de Melhores Franquias do Brasil, conquistado em 2017 e o Selo de Experiência em Franchising, pela Associação Brasileira do Franchising (ABF) em 2020. Para adquirir esses títulos e se tornar referência no mundo das franquias, o modelo de negócio precisou de um novo sistema tecnológico, que levou 4 meses para ser desenvolvido e 12 meses para ser programado em todas as clínicas. A tecnologia exclusiva permite que os dados de prontuário médico dos pacientes sejam disponibilizados para as unidades da rede em todo o país, compartilhando informações que podem ser vitais no tratamento dos pacientes. “Com esse sistema, os pacientes poderão utilizar nossos serviços em qualquer lugar que estejam, do Sul ao Norte do país”, diz o franqueador.

Além do empreendedorismo

Para além do lucro, o objetivo desde a fundação do grupo era dar sentido a um propósito maior: o de ajudar pessoas. A Acesso Saúde patrocina o Projeto Valentes do Futuro, que tem como objetivo disseminar o esporte na modalidade Jiu-Jitsu para crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas com risco de vulnerabilidade social; apoia o Pequeno Príncipe, maior Hospital Pediátrico do Brasil, com parte do lucro das vendas de todos os produtos do Clube Acesso Saúde; oferece os programas Mulher Poderosa (voltado à prevenção de fatores de risco que podem contribuir para o surgimento de doenças no público feminino), Homem de Ferro (que busca prevenir a partir de exames de rotina fatores de risco que podem contribuir para o surgimento de doenças nos homens), Amigo do peito (que promove ações de prevenção de doenças e promoção da saúde cardiológica), Saúde Ocular e Saúde Sem Alergia. 

Em novembro do ano passado,  Antônio Carlos Brasil,  fundador da rede, recebeu o prêmio de “Profissional do Ano”, da Câmara Municipal de Curitiba. A iniciativa partiu do vereador Osias Moraes (PRB) que, durante a entrega, ressaltou que o prêmio é uma forma de reconhecer o destaque alcançado pelo empresário nos serviços prestados por sua empresa à cidade de Curitiba.

Novas frentes de negócio

A companhia investiu em novas frentes de negócios e vislumbra crescimento para o futuro. O grupo implantou um atendimento 360 graus na área da saúde, focado não apenas no diagnóstico e tratamento de doenças, mas na prevenção delas, a exemplo do Clube Acesso Saúde, especializado em alimentação saudável, com uma linha de colágenos e chás que prometem colaborar para reduzir os sinais do envelhecimento precoce, prevenir doenças, diminuir o estresse, fortalecer articulações, entre outros benefícios. Os itens são comercializados nas unidades e na loja virtual da marca e, também, estarão disponíveis no modelo de venda direta, com representantes porta a porta. 

As outras unidades de negócios são o programa de benefícios, Cartão Muito Feliz, que oferece multibenefícios como descontos em medicamentos, academias, cursos, estética, entre outros, e o Centro de Vacinação, com tecnologia avançada, com mais de 25 tipos de vacinas para todas as faixas de idade, equipados com materiais para emergência e oxigenioterapia, salas temáticas para crianças e sistema de atendimento de vacinação home care, com uma câmara refrigeradora portátil, para garantir a qualidade das vacinas em atendimentos à empresas, escolas e lares de idosos.

A rede Acesso Saúde terminou o ano de 2020 com R$ 65 milhões em faturamento, sendo 13% mais alto em comparação com 2019. Com novas frentes de negócios, o grupo prevê crescimento de 25% em 2021 e, como parte do plano de expansão, a expectativa é de chegar a 50 unidades nos próximos meses com o ganho de R$85 milhões em 2021. 

Compartilhe nas Redes Sociais: