Após a cerimônia de posse na Câmara Municipal, nesta sexta-feira, 1º, uma outra solenidade foi promovida no Pavilhão de Eventos do Parque da Uva, em que foram apresentados à população os novos secretários municipais.

De início, o que mais se destaca é a inclusão do vice-prefeito Alcione Giaretton como parte do secretariado, assumindo a Secretaria de Educação, além do enxugamento de pastas, entre elas a absorção da Semec (Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude), que deve ficar subordinada à Educação, em movimento similar ao realizado pelo governador Ratinho Junior no Governo do Estado.

A seguir, confira nome a nome a equipe de secretários da nova gestão do Executivo municipal e seus respectivos currículos (com informações da Prefeitura Municipal):

Secretaria de Educação: Alcione Giaretton

Eleito vice-prefeito, Professor Alcione assume o que já chamam de “superpasta”. Alcione Giaretton é concursado da rede estadual de ensino; licenciado em Filosofia, História e Psicopedagogia e já foi diretor de escolas particulares e da rede pública. Além disso, já atuou como secretário municipal de Educação em Colombo por dois anos e também foi Chefe do Núcleo de Educação da Área Norte Metropolitana e Assessor da Presidência da FUNDEPAR.

Secretaria da Administração: Ademir Alberti Chaves Garcia

Ademir Alberti Garcia é formado em Teologia, Sociologia e Matemática, pós-graduado em Gestão e Administração e Docência em Ensino Superior, com formação complementar em TI, Capelania, Juiz de Paz Eclesiástico e Licenciatura Plena em Ciências da Religião. Com experiência em gestão administrativa, financeira e educacional, ministra palestras nas áreas gestão e liderança, gestão de pessoas e gestão pública e política.


Secretaria da Fazenda: Clamilto Tiblier

Clamilto é bacharel em Ciências Contábeis, atuando na área de representação comercial desde os anos 2000. Também possui experiência no setor de vendas, gestão administrativa, coordenação financeira, gerente de compras e desenvolvimento. O contador também já foi gestor administrativo e responsável pelo setor de faturamento da Santa Casa de Colombo.



Secretaria de Assistência Social: Elis Lazarotto

A primeira-dama Elis Lazarotto assumiu uma das pastas mais atuantes do município. Elis é servidora pública de carreira do município desde 1993, tendo passagens pelas secretarias da Fazenda, Saúde e Administração. Possui formação em Processamento de Dados com ênfase em Análise de Sistemas pela FESP e é pós-graduada em Gestão de Saúde Pública, Gestão Pública, Gestão de Pessoas e MBA em Gestão Financeira.


Secretaria de Obras e Viação: Ítalo Perini Neto

Assumindo uma das pastas mais importantes, está o Engenheiro Civil formado pela PUC PR, Ítalo Perini Neto. O novo secretário também possui formação em Direito e é técnico em transações imobiliárias. Já atuou como Coordenador da Defesa Civil do município de Colombo, diretor de obras na Secretaria de Obras e Viação e diretor na Secretaria de Educação.




Secretaria de Meio Ambiente: José Vicente de Lima

O popular Zé Vicente, ex-vereador e que já foi candidato a prefeito de Colombo, tem no currículo uma formação em Direito e é empresário do ramo de construção civil com experiência profissional no setor imobiliário. Também atuou como secretário de administração de Colombo de 2005 a 2006 e secretário de obras e viação de 2006 a 2010.





Secretaria de Agricultura e Abastecimento: Juliano Polli

A escolha para a pasta de Agricultura e Abastecimento se deu, principalmente, pelo fato de Juliano Polli ser um agricultor e empresário colombense, conhecedor das necessidades da área rural.









Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão: Marcello Marcondes de Albuquerque

Marcello de Albuquerque é advogado e vice presidente da Comissão de Precatórios da OAB/PR (gestão 2019 a 2021). Possui experiência em direito administrativo e cível, atuando como associado do escritório Davi Deutscher Advogados Associados desde 2003. Entre os anos de 2003 a 2011 realizou a implantação, administração e assessoria jurídica na área de reflorestamento de pinus do Projeto Banestado, e no período de 2006 a 2016 realizou a implantação, administração, assessoria jurídica e de comércio exterior de empreendimento minerário.

Secretaria de Comunicação Social: Onéias Ribeiro de Souza

Presidente da Câmara Municipal de Colombo em três oportunidades e tido como principal articulador da campanha de Helder Lazarotto a prefeito, Onéias Ribeiro é jornalista, formado pela Universidade Tuiuti do Paraná. Além disso, possui especialização em Marketing, já exerceu a Chefia de Gabinete na secretaria de Saúde de Curitiba (86-89) e no início dos anos 90 participou da Assessoria de Imprensa da secretaria de Saúde do Estado e foi assessor na secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado.

Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho: Plínio Toniolo Schmidt

Por pouco, Plínio Schmidt não foi adversário de Helder Lazarotto na corrida eleitoral. Pré-candidato a prefeito pelo Cidadania, Plínio recuou do pleito e passou a apoiar a coligação Muda Colombo. A decisão foi justificada na época pelo entendimento de que a divisão de votos seria benéfica apenas ao candidato da então situação. Agora, como secretário, Plínio assume uma das pastas mais visadas pela população colombense. O novo secretário é formado em Direito pela PUC PR e é empresário, sendo proprietário de empresas nos ramos de autopeças, construção civil e do setor imobiliário.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação: Rodrigo Oliveira Müller

Rodrigo Müller é Engenheiro Civil, especialista em gestão de projetos pela Uninter e Mestrando em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Possui formações complementares em aprimoramento na área de construção civil, geotecnia  e informática. Também possui dois artigos publicados na área de construção.





Secretaria de Saúde: Rosalba Vaz Schülli dos Anjos

A Saúde é o setor mais delicado do município de Colombo e que, claramente, fez a diferença nas urnas. A pasta será liderada por Rosalba dos Anjos. A profissional é formada em Odontologia e Pedagogia, é especialista em Saúde Coletiva com ênfase em saúde da família pela UFPR, possui MBA em Estética Avançada e Cosmetologia Clínica e Aplicada e é Mestranda em Saúde da Família. Rosalba conhece bem o município, sendo servidora pública de carreira de Colombo desde 2002. Neste período, realizou a coordenação do Programa Saúde da Família e foi diretora de saúde bucal na Prefeitura de Colombo de 2010 a 2012. Por fim, atuou como docente em cursos de auxiliar e técnico bucal de 2010 a 2011 e foi preceptora da UFPR nos cursos de residência multiprofissional em saúde da família e graduação em odontologia em 2010 e entre os anos de 2012 a 2016.

Procuradoria Geral do Município: Maria Adriana Pereira de Souza

A nova procuradora geral de Colombo é advogada formada pela PUCPR, pós-graduada em Direito Bancário, Eleitoral, Empresarial e Gestão Pública. Já foi procuradora jurídica e sub procuradora geral do município de Colombo entre os anos 2000 a 2003 e 2005 a 2008. Atuou no setor de análise e encaminhamento na Secretaria de Estado da Justiça de Curitiba. Prestou assessoria ao gabinete da 2° secretaria da Assembleia Legislativa do Paraná, realizando atendimento a diversos prefeitos do interior do Estado. Maria também já foi procuradora geral do município de Fazenda Rio Grande.

Fotos: Daiana Nodari/PMC

Compartilhe nas Redes Sociais: