A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) Colombo, também conhecida por Escola Santa Gemma Galgani, tem passado nos últimos meses por um momento que vinha sendo bastante esperado: o retorno presencial das aulas. Com esta volta, cada vez mais segura por conta da vacinação contra a Covid-19, a entidade também pode retomar o projeto de construção do presépio natalino, uma das atividades preferidas dos alunos.

Novamente, o presépio está sendo construído com material reciclável, como pneus velhos e itens plásticos. “É uma forma de celebrar esse retorno dos alunos, de tornar o ambiente agradável e retomar o que eles gostavam de fazer, pois o Natal é a festa que eles mais esperam no ano. Para entrar neste clima de Natal fizemos a decoração e a ideia de fazer com recicláveis é uma complementação do nosso trabalho em sala de aula. Fizemos um trabalho de prevenção à Dengue, por exemplo, todo um trabalho sobre a questão ambiental”, explica Neide Porto, uma das professoras regentes participantes da ação. “Em 2020, os profissionais se juntaram e vieram montar um presépio, que foi divulgado nas redes sociais, junto às famílias dos alunos, para eles verem, mas não teve essa participação dos alunos, que é o que eles gostam realmente. É um momento de alegria para eles, que têm muito capricho, cuidam dos detalhes. Conseguimos trabalhar com eles muitos conceitos importantes”, complementa.


Apesar do retorno gradual, a volta às salas de aula foi uma opção para os pais, que seguem tendo a possibilidade de manter seus filhos em aulas totalmente remotas. “O retorno está sendo em formato híbrido. Então estamos com aulas online, presenciais e também com o uso de materiais impressos”, conta a professora Valéria de Almeida, que destaca o respeito pelos protocolos sanitários. “A decoração foi feita por sete turmas, dos períodos manhã e tarde, respeitando toda a questão do distanciamento, do uso de máscaras. E eles entendem muito bem, respeitam. Foi bem fácil trabalhar, pois eles têm essa consciência”, afirma. 

Para a professora Talita Banach, as aulas presenciais e a construção do presépio são gratificantes e marcam a superação de um período difícil. “Nós tivemos que nos reinventar [durante a pandemia]. Ficamos um pouco frustrados de ter que ficar longe dos alunos e tivemos que nos adaptar, trabalhar com situações que não estávamos acostumados, como os materiais audiovisuais, gravando os vídeos para enviar aos alunos. O retorno junto deles foi um momento de grande felicidade”, ressaltou.

A APAE Colombo, atualmente dirigida por Fabiana Tomo e com coordenação de Eliane Pereira, possui atualmente 215 alunos matriculados e é a maior APAE da Área Norte da Região Metropolitana. Fundada em 1990 e com escola desde 1996, a APAE Colombo atua com estimulação, pré-escolaridade, Ensino Fundamental e o EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

Compartilhe nas Redes Sociais: