Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 26, a inauguração do novo Posto Avançado do Detran em Colombo, localizado na Rua André Scrok, no bairro São Gabriel. O início oficial das operações do espaço, que já vinha realizando atendimentos à população há cerca de um mês, recebeu a presença do governador Ratinho Junior, do prefeito Helder Lazarotto e de diversas autoridades municipais e estaduais.

A nova unidade do Detran na cidade, que vinha operando de forma improvisada em um ginásio do município, na mesma região, contou com um investimento de R$ 50 mil na adequação das instalações, além de R$ 32,5 mil destinados mensalmente para o pagamento do aluguel do imóvel. 

O novo local possui uma área total de aproximadamente 4 mil metros quadrados,  com local destinado, exclusivamente, para a aplicação de exames práticos de habilitação para carros, motos e categorias C e D. Na parte interna, com 600 metros quadrados de área construída, há espaço coberto para vistoria, local de atendimento, sala de reciclagem, estacionamento para pessoas com deficiência (PCD) e idosos. “Há muitos anos Colombo já tinha a necessidade de ter um espaço desse, um ambiente que não apenas fosse um prédio moderno, mas também tivesse a ampliação da prestação de serviços do Detran para a cidade de Colombo. Isso agora já é uma realidade e nós vamos transformar em uma Ciretran, que é um local que tem uma prestação de serviços ainda maior”, afirmou o governador Ratinho Junior, que já adiantou novas iniciativas do Governo do Estado junto ao Município de Colombo. “Esse projeto aqui faz parte de um pacote de projetos, que vai desde pavimentação, reurbanização de algumas avenidas, e estamos fazendo o projeto do hospital de Colombo,. Tudo isso está sendo feito neste bom trabalho da Prefeitura com o Governo do Estado”, acrescentou.

O governador também falou sobre o atual momento político do Estado junto aos prefeitos e das possibilidades para Colombo. “Temos tido um bom momento com os prefeitos do Paraná como um todo. Independente de partido ou de posição política, temos buscado ajudar os prefeitos nas demandas e nos investimentos. Colombo é uma cidade muito importante para o Paraná, e obviamente, tenho um carinho e uma ligação com o prefeito Helder já de muito tempo, e essa energia, essa parceria, tem ajudado muito Colombo nos investimentos. 

O prefeito Helder Lazarotto, por sua vez,  fez questão de destacar o trabalho harmônico entre os diferentes poderes. ““Hoje é um dia muito marcante para a história de Colombo e do Estado. Somos gratos por esse apoio inédito em grande escala desde os vereadores da nossa câmara municipal, dos nossos deputados e do governo do Estado. Com este apoio vamos conseguir caminhar e avançar para a transformação do nosso município”, disse o prefeito.

Novos serviços

Além dos serviços que já eram ofertados pelo Detran no município, no Posto Avançado será possível prestar os exames práticos de motos, que não eram realizados no local. No novo espaço, a população poderá renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tirar a primeira habilitação, fazer o curso de reciclagem, efetivar a compra de veículos com a troca de município, fazer o primeiro emplacamento, comunicação de venda, vistoria, exame prático e teórico.

O diretor-geral do Detran/PR, Wagner Mesquita, ressaltou a importância do avanço dos serviços do órgão em Colombo, justificado pelo constante crescimento da cidade, que se aproxima dos quase 300 mil habitantes e possui uma frota de cerca de 143 mil veículos. “O novo local do posto avançado de Colombo é uma conquista para nós. Há quase três anos estávamos em busca de um espaço que atendesse as nossas necessidades, e agora vamos poder oferecer à população uma gama maior de serviços, sem a necessidade de comparecer à Ciretran mais próxima”, afirmou.

Em Colombo, de acordo com dados do Governo do Estado, são realizados mensalmente cerca de 2.500 processos de habilitação, 3.500 processos relativos a veículos e quase 7 mil exames.

Modernização

O diretor Wagner Mesquita também falou sobre a modernização dos serviços do Detran, que recebeu uma aceleração no último um ano e meio, em especial em razão da pandemia. De acordo com o dirigente, a tendência é que o órgão mantenha este direcionamento de digitalização dos serviços. “Estamos caminhando a passos firmes para chegar, em um futuro próximo, a papel zero no Detran. Este é um dos nossos objetivos”, disse. 

O governador Ratinho Junior corroborou os avanços tecnológicos, mas lembrou da importância dos investimentos no atendimento presencial. “Uma das metas que temos no nosso governo é fazer a inovação, fazer com que a tecnologia possa estar mais perto das pessoas, e a prestação de serviços dos órgãos do Estado possa ser mais ágil. E o Detran vem se modernizando. Estamos investindo muito em tecnologia, mas temos que mesclar a parte digital e os serviços com atendimento presencial. O Detran tem feito isso e tem dados bons resultados para a população”, comentou. 

Durante fala ao público, o chefe da Casa Civil, Guto Silva, também destacou a inovação como uma palavra-chave da atual gestão estadual. “Desde o início do mandato, o governador dizia que queria um governo inovador. E não há nada mais inovador do que melhorar o serviço para a população. E o Detran tem feito o dever de casa, com uma série de iniciativas para melhorar a atuação e integrar os serviços”, declarou.

Presenças

Entre os presentes na solenidade, estava o deputado federal Luizão Goulart. “Aqui vemos um exemplo do Estado dando as mãos com o município para melhor atender a população. É um Governo do Estado que trabalha em parceria e harmonia, e que busca soluções integradas”, comentou Luizão.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado Ademar Traiano, também esteve entre as autoridades que discursaram durante a inauguração. “É uma obra que aproxima a população do poder público. É fundamental termos estruturas que dêem condições aos nossos cidadãos”, afirmou.

Também participaram do evento os secretários estaduais João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas) e Valdemar Bernardo Jorge (Planejamento e Projetos Estruturantes); o deputado estadual Gilson de Souza; o diretor do posto avançado do Detran de Colombo, Márcio States; o inspetor Antônio Paim, superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Paraná; o Chefe de Gabinete Municipal, José Arcie;

Por parte do Município, estiveram presentes o vice-prefeito Alcione Giaretton; a primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social, Elis Lazarotto; os secretários municipais Ademir Garcia (Administração), Clamilto Tiblier (Fazenda), José Vicente de Lima (Meio Ambiente), Ítalo Perini (Obras e Viação), Marcello Albuquerque (Planejamento), Marilda Zanoni (Saúde), Juliano Polli (Agricultura), e Rodrigo Muller (Desenvolvimento Urbano e Habitação); o diretor executivo de Meio Ambiente, Willian Zanini; o diretor executivo da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, José Luiz Binotto; o diretor da Regional Osasco, Manoel Bernardo da Silva; a Procuradora Geral do Município, Dra. Maria Adriana de Souza; o comandante da Guarda Municipal, Fabricio Camargo, além dos vereadores Vagner da Viação (presidente da Câmara), Cezinha Heua, Doliria Strapasson, Evandro França, Giovani Strapasson, Marcos Dumonte, Pastor Carlinhos, Osmair Possebam, Ratinho de Colombo, Renato da Farmácia, Rodrigo Coradin, Sidinei Campos e Vital.

Compartilhe nas Redes Sociais: