A Prefeitura Municipal de Colombo informou que na última terça-feira, 25, representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente participaram da reunião setorial para definição da composição do Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (COALIAR).

No encontro, ficou definido que Colombo ocupará uma das cadeiras titulares do conselho para o mandato 2021-2025. O Comitê compõe o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos e tem funções deliberativas e normativas, tomando decisões importantes em relação aos recursos hídricos que envolvem o uso racional da água, soluções para problemas de abastecimento, pagamentos e taxas pelo uso de água entre outros.

Esta reunião setorial faz parte de uma série de encontros que o Instituto Água e Terra (IAT) tem promovido, por meio da Gerência de Bacias Hidrográficas, nas regiões paranaenses.

Os Comitês de Bacias são formados por membros do poder público, usuários de água e organizações da sociedade civil. No Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira são 38 cadeiras a serem preenchidas – 12 para o segmento poder público; 14 para usuários; e 12 para a sociedade civil.

O Coaliar está localizado na Região Metropolitana de Curitiba e abrange total ou parcialmente 20 municípios, perfazendo uma área de 5.878 quilômetros quadrados.

Compartilhe nas Redes Sociais: