O município de Colombo recebe no próximo sábado, 21, a primeira edição do Dia Lixo Zero, um evento promovido pelo coletivo Colombo Lixo Zero, vinculado ao Instituto Lixo Zero Brasil, que no último dia 14 realizou a campanha em mais de 100 cidades de todo o País. O objetivo principal da ação é mobilizar, orientar, ensinar e tirar dúvidas sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. 

O evento no município vai contar com ações sustentáveis realizadas na Paróquia Sagrada Família, na Vila Guarani. A programação inclui o Bazar Beneficente com peças por apenas R$ 2,00 (em que toda a renda será destinada às famílias carentes que recebem assistência social da igreja; a Ecofeira com produtos sustentáveis de pequenos empreendedores locais coleta de resíduos recicláveis; coleta de óleo de cozinha usado; coleta de tampinhas de plástico; e incentivos à prática de compostagem.

A organização do evento, que terá como tema “Pensar globalmente, agir localmente”, é uma parceria com a Paróquia Sagrada Família, com patrocínio da empresas Preserve Ambiental (reciclagem de óleo) e ID Hub (marketing verde), com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Colombo.

Em Colombo, a iniciativa é encampada pelos embaixadores do Colombo Lixo Zero: Dener Kluck (27 anos), Iohann Gauss (24 anos) e Ana Fonseca (23 anos). Por videoconferência, os dois primeiros foram entrevistados pela reportagem do Jornal de Colombo.

Dener e Iohann fazem parte da agência de Marketing Digital ID Hub, que tem direcionado seus esforços a um trabalho de marketing verde, que foi florescendo a partir do momento em que ambos conheceram o Instituto Lixo Zero. “Tudo começou quando nós fomos em um primeiro encontro do Instituto Lixo Zero, em fevereiro de 2020, e lá tivemos esse aprofundamento na sustentabilidade, focado na gestão de resíduos. Tendo esse contato, voltamos com várias ideias e as parcerias foram aumentando. Vimos várias possibilidades de ajudar nacionalmente nesse projeto que só cresce”, explicou Iohann. Em um primeiro momento, através da agência, Dener e Iohann contribuíam com a comunicação da entidade. “Nós estávamos sempre dando um suporte para os embaixadores do Instituto Lixo Zero do Brasil inteiro. A gente criava peças de comunicação para os embaixadores usarem em suas respectivas cidades. Em algum momento surgiu uma vontade de colocar a mão na massa, de ao invés de ficar só nos bastidores, agir de fato”, detalhou Dener.

Conceito Lixo Zero

O conceito de “Lixo Zero” é debatido mundialmente desde os anos 70. O foco principal do tema é propor uma reflexão e busca de alternativas para reduzir ao máximo a cadeia conhecida como economia linear, onde a última etapa do processo de consumo de um produto é o descarte. O formato idealizado para substituí-lo consiste na economia circular, através da qual os resíduos podem e devem ser reaproveitados após o uso, transformando-se em recursos valiosos para novos produtos ou práticas. 

Resumindo: entende-se que é possível reduzir drasticamente a produção de lixo a partir da correta destinação de resíduos, como o envio de plástico para a reciclagem ou a compostagem de resíduos orgânicos, que é, basicamente, o uso de sobras de alimentos misturadas com a terra, que após sua natural decomposição se torna em um adubo com alta fertilidade. “Estima-se que 50% de tudo que uma pessoa produz de resíduo é orgânico. Se a gente composta tudo que a gente produziria de lixo orgânico, já conseguimos reduzir em 50% o encaminhamento de lixo para o aterro sanitário”, destaca Dener. “A ideia do conceito Lixo Zero é valorizar o resíduo”, acrescenta.

Sobre o Instituto Lixo Zero

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização civil e sem fins lucrativos que faz parte do Zero Waste International Alliance. Fundado em 2010, tem como objetivo disseminar o conceito de lixo zero e articular programas de conscientização, destacando a importância da certificação, reestruturação e controle sobre o lixo que produzimos. “Quando promovemos esses conteúdos, a pessoa necessariamente terá uma percepção mais aguçada do impacto que a ação dela tem, e a mudança dentro de casa já vai fazer toda a diferença. Nosso objetivo é mostrar para as pessoas que as pequenas atitudes podem ser implementadas em casa, que já é um grande passo até para repensar o consumo”, disse Iohann.

Serviço

O Dia Lixo Zero será realizado na Paróquia Sagrada Família, localizada na Rua Manoel Bandeira/Rua Costa e Silva, na Vila Guarani. Mais informações e programação completa pode ser conferida no site www.colombolixozero.com.

Compartilhe nas Redes Sociais: