A menos de uma semana do início do ano letivo na rede municipal de ensino, marcado para o dia 1º de março, a Secretaria Municipal de Educação vai aos poucos informando os procedimentos e novidades implantados.

Como já anunciado anteriormente, as aulas seguirão o modelo remoto, já adotado em 2020, com o envio de materiais pedagógicos para serem aplicados em casa. “Estamos preocupados com o bem estar e prevenção de todos. Nosso planejamento para o ano de 2021 foi norteado em manter em segurança todos, por isso adotamos o calendário para o início de março. Além disso, também preparamos um cronograma que irá atender os 200 dias letivos, com diversidade de atividades e com cooperatividade e empenho dos nossos profissionais da SEMED à disposição das instituições e das famílias”, afirmou o secretário e vice-prefeito, Professor Alcione.

Entre as novidades para 2021 está a formação continuada dos profissionais envolvidos nos processos educacionais. De acordo com o poder público, estão sendo realizados desde o início de fevereiro, cursos de formação aos profissionais da educação que irão atuar nas escolas municipais. As capacitações devem ser mantidas no decorrer do ano letivo e possuem o intuito de orientar o novo formato de didáticas e metodologias de ensino a serem desenvolvidos, buscando fortalecer o vínculo com as famílias.

Nesta semana, por exemplo, todos os profissionais que atenderão nas escolas, estão sendo recepcionados pelos coordenadores e diretores, para uma formação sobre as metodologias e didáticas do chamado ensino híbrido, que é uma possibilidade estudada para aplicação no segundo semestre, de acordo com o avanço ou regressão da pandemia no município.

Outra novidade criada é o livro de chamada online, que neste primeiro momento será aplicado em sete escolas: Escola Municipal André Nadolny, Escola Municipal Antonio André Jhonsson, Escola Municipal Arlindo Andretta, Escola Municipal Carlos Fontoura Falavinha, Escola Municipal Heitor Villa Lobos, Escola Municipal Jardim Ana Maria e Escola Municipal Santa Fé. “Os profissionais já foram orientados sobre como utilizar essa nova ferramenta e logo ampliaremos para todas as escolas municipais”, explicou a coordenadora do ensino fundamental da SEMED, Luciana das Neves da Silva.

Compartilhe nas Redes Sociais: