O vereador Anderson Prego (PT) apresentou recentemente na Câmara Municipal de Colombo o Projeto de Lei 957/2021, que institui o Abril Laranja, uma campanha de prevenção à crueldade contra os animais. Segundo o vereador, o objetivo do Abril Laranja, além de chamar a atenção para a causa animal, é conscientizar a população em geral sobre o combate aos maus tratos e às formas de denúncia. “Apresentei este projeto, pois temos visto com muita tristeza e indignação o aumento de violências, maus tratos e abandonos de animais na nossa cidade. Construímos um mandato que visa a educação como prioridade. Acredito então que podemos educar e criar consciência da sociedade e combater a crueldade contra os animais”, afirmou Prego. 

O vereador também destacou a necessidade de informar ao colombense sobre as penalidades previstas para aquele que comete um ato violento contra um animal, que já fazem parte do campo criminal. “É importante a população saber que com a aprovação de várias Leis, passou a ser um crime com previsão de pena de reclusão de dois a cinco anos e multa”, disse o edil, que explicou o escopo do projeto. “A lei prevê campanhas educativas, estabelece linhas gerais para unir a população, protetoras populares e o poder público e, desta forma difundir os direitos dos animais, e acabar com os maus-tratos”, acrescentou.

Anderson Prego comentou também a atuação do poder público junto à causa animal e os problemas enfrentados em Colombo neste setor. “O poder público precisa atuar de forma mais efetiva, ajudando as protetoras populares independente e ongs,  que estão atuando em Colombo na garantia dos direitos dos animais. Precisamos de um estudo aprofundado sobre os animais, quantos são e onde estão. Só assim saberemos o número exato e suas condições para assim, construir junto com a comunidade projetos resolutivos de algumas situações crônicas, como o abandono, maus tratos e guarda responsável, por exemplo”, encerrou.

Compartilhe nas Redes Sociais: