Na tarde desta sexta-feira, 12, a Câmara Municipal de Colombo promoveu sessão extraordinária para tratar sobre o Projeto de Lei do Executivo 10/2021, que tem como intuito ratificar o protocolo de intenções entre os municípios brasileiros com a finalidade de adquirir vacinas, medicamentos e insumos para combate à pandemia do novo coronavírus.

O projeto foi aprovado por unanimidade em duas votações e segue para a sanção do prefeito Helder Lazarotto. O líder do governo na Câmara, Ratinho de Colombo (PSD), ressaltou que a publicação da legislação deve acontecer até o dia 19 de março, para que o município possa fazer parte da Assembleia Geral do consórcio, marcada para o dia 22 de março. O consórcio é uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)

O relator do projeto na Câmara, Anderson Prego (PT), pontuou os benefícios da formalização do consórcio. “Nós temos acompanhado muito fortemente a discussão sobre a compra de vacinas no nosso país como um todo. Sempre discutimos que a vacina é a única esperança para a questão da imunização em massa. Além de baratear as compras das vacinas, teremos poder de negociação, uma vez que serão mais de 2 mil municípios que estarão nesse consórcio. Essa união é muito importante para que façamos uma negociação que proteja os municípios”, disse o vereador.

Prego também destacou que a movimentação dos municípios não isenta o Governo Federal de suas obrigações. “A obrigação de vacinar a população é do Governo Federal, que terá que aportar recursos e se colocar a serviço para comprar outros tipos de vacinas, de outros laboratórios. E também tem outros municípios que não conseguirão fazer parte de consórcio algum”, afirmou. 

O vereador Renato da Farmácia (DEM) comemorou a votação do projeto. “É uma alegria estar votando este projeto. É um momento histórico. Colombo não poderia ficar de fora desse consórcio que vai pleitear a aquisição de vacinas. Lembrando que o Estado também está autorizado a adquirir vacinas. Estamos autorizando o Executivo a comprar as vacinas e tenho certeza que eles não vão medir esforços para trazer essa vacina para Colombo”, disse. 

O vereador Professor Roger (Republicanos) também lembrou a importância da manutenção dos cuidados preventivos. “Estamos todos esperançosos em relação à chegada da vacina em larga escala para a imunização em uma velocidade maior. É importante que a população entenda que a vacinação não é a única forma de controlarmos a doença. Vamos ter que continuar nos protegendo, fazendo uso de máscara, distanciamento social, seguir uma série de cuidados, porque a imunização em si não encerra com a doença. Temos um longo tempo ainda para controlar a doença, mas estamos dando um passo importantíssimo em relação a saúde pública”, opinou. 

Compartilhe nas Redes Sociais: