No início desta semana, os alunos da rede municipal de ensino de Colombo iniciaram as aulas do ano letivo de 2022. Ao todo, quase 30 mil alunos retornaram ao ensino 100% presencial nas escolas e CMEI’s no município.

A rede de educação em Colombo é composta por 44 unidades do ensino fundamental, que contabilizam aproximadamente 22 mil anos, incluindo a escola especial na APAE, e 47 CMEI’s, que atendem cerca de 6.300 crianças.

Para a Coordenadora do Núcleo da Educação Infantil, professora Márcia Eluísa Contente Estevão, a empolgação e a alegria puderam ser sentidas com o retorno das crianças para o ambiente escolar. “Tivemos hoje, em todas nossas unidades o início do nosso ano letivo e em todos eles, os ambientes foram carinhosamente preparados. Nossas equipes estavam ansiosas para este momento. Nesta semana, será o período de adaptação, do conhecimento e de inserção de uma nova rotina em cada ambiente e novo para cada criança”, disse a Coordenadora.

Para garantir o retorno seguro das atividades presenciais nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação reforçou o quadro de profissionais de serviços gerais, que ficarão responsáveis pela limpeza e higienização dos espaços, garantindo maior segurança sanitária nas escolas e CMEIs do município.

Essa volta às aulas também foi marcada por uma ação inédita, que ofereceu aos alunos um kit de materiais escolares que podem chegar a 25 itens, dependendo da faixa etária ou série das crianças. Cadernos, pastas, lápis, canetas, apontador, borracha e diversos outros itens são alguns dos exemplos que foram distribuídos pela Prefeitura e que serão utilizados para o desenvolvimento das atividades dos alunos.

Além disso, o Departamento de Alimentação Escolar se dedicou nesta semana à distribuição dos gêneros alimentícios que irão compor o cardápio dos estudantes colombenses, a fim de garantir que em todas as escolas e CMEI’s de Colombo as merendeiras tenham a possibilidade de organizar o armazenamento e se preparar para garantir a merenda escolar com alta qualidade.

Segundo a nutricionista e coordenadora de alimentação escolar, Juliana Gleice Beraldo Cavalheiro, ao todo foram distribuídas 120 mil toneladas de alimentos entre produtos básicos (arroz, feijão, macarrão e outros) e perecíveis (carnes, pães e hortifrutigranjeiros). Este volume inicial será suficiente para atender os meses de fevereiro e março. “Neste retorno, é fundamental destacar que pensamos neste cardápio, em garantir a segurança alimentar e nutricional dos nossos estudantes, cuidamos inclusive da alimentação especial que são dietas”.

Já o Secretário de Educação, Professor Alcione, destacou que a merenda escolar deste ano está sendo pensada pelas profissionais da nutrição como um meio para reparar toda e qualquer deficiência nutricional que o aluno tenha desenvolvido no período de suspensão das aulas presenciais, podendo agora ter o complemento necessário para repor essa dieta.

Compartilhe nas Redes Sociais: