O dia 5 de fevereiro de 2020 está marcado na história como a data de comemoração dos 130 anos de emancipação política de Colombo e também por ter sido o início da 55ª edição da Festa da Uva, a maior e mais tradicional festividade colombense. O evento teve duração de cinco dias e contou com atrações variadas e   para todos os gostos. Tradições, música, gastronomia, agricultura, vinhos, entre outras atividades foram realizadas com o objetivo principal de promover os produtores rurais locais, a cultura e a história colombense e também o lazer para os moradores do município.  

Homenagens  

Na quarta-feira, 5 de fevereiro, Colombo completou 130 anos. Para comemorar a data especial e abrir oficialmente a 55ª edição da Festa da Uva, a Câmara Municipal de Colombo promoveu uma sessão solene no Pavilhão de Eventos do Parque da Uva. Na mesa de abertura do evento, estiveram presentes o presidente da Câmara, Vágner Brandão; a prefeita Beti Pavin; o vice-prefeito Sergio Pinheiro; os deputados estaduais Alexandre Curi (PMDB) e Luiz Claudio Romanelli (PSB) e o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho Antonio Ricardo Milgioransa, que atuou como presidente da Comissão Organizadora da Festa da Uva. Além disso ,todos os demais vereadores estavam juntos no palco. 

Durante a sessão, cada vereador realizou uma homenagem a pessoas que consideravam importantes para o desenvolvimento da cidade. Em seguida, a Prefeitura homenageou outras dezenas de nomes que contribuíram com o município na história colombense. “Eu achei uma iniciativa muito bacana. Pessoas de idade que de alguma maneira contribuíram para que a cidade crescesse e avançasse. Eu acho bem importante reconhecermos o trabalho das pessoas. Está de parabéns Colombo pelos 130 anos e todos os homenageados que participaram aqui conosco”, disse a prefeita Beti Pavin. O vice-prefeito Sergio Pinheiro também comentou o fato de fazer parte da comemoração dos 130 anos de história colombense. “É um momento único. Na condição de vice-prefeito fico feliz. A gente sabe que há muito a se fazer, mas estamos no caminho certo. A cidade tem evoluído. E isso não é apenas fruto do trabalho dessa gestão, é fruto do trabalho de todas as pessoas que moram na cidade, que trabalham, que têm trazido o desenvolvimento e o progresso para nossa cidade”, disse Pinheiro, que destacou a importância do evento. “A Festa da Uva se tornou um atrativo muito interessante. Está tudo muito bem organizado pela Comissão Organizadora da Festa da Uva e também pelos servidores públicos municipais que trabalharam nos últimos dias para acomodar bem os visitantes. É um momento todo especial, que comemora uma história de gente boa e que hoje se tornou em uma grandiosa festa do estado do Paraná”, afirmou.  

Após o término da sessão, o público começou a chegar no Parque da Uva para começar a aproveitar as diversas atrações disponíveis, como a variada praça de alimentação. Às 19h30, teve início a Missa-show com o Padre Cleberson Evangelista. Próximo ao Pavilhão de Eventos, foi cortado o bolo de aniversário de Colombo, que foi distribuído para cerca de 2 mil pessoas. Por fim, ainda houve o show da banda Lefigarroo. “A Festa da Uva já é um grande sucesso na Grande Curitiba. Temos uma programação muito boa e interessante. Tenho certeza que os colombenses estarão aqui conosco. Vai ser um sucesso”, declarou a chefe do executivo.

Fé e alegria 

Na noite de quinta-feira, 6, a 55ª Festa da Uva recebeu sua primeira atração nacional. Em um dia repleto de atrações do universo gospel, Fernandinho comandou a festa por mais de uma hora e meia com seus cânticos animados de louvor. Nem a chuva que insistiu em cair em diversos momentos da apresentação atrapalhou as centenas de fiéis que estiveram presentes diante do palco principal da festividade. Entre eles, estava o manauara Jailson Barbosa, que atualmente mora em Colombo. O vendedor de terno sabia de memória todas as músicas do cantor e disse estar realizando um sonho, justamente em sua primeira vez na Festa da Uva. “Está sendo tudo uma maravilha, uma benção de Deus. Inexplicável a presença de Deus nesse lugar. O sonho da minha vida foi um dia estar perto do Fernandinho. Tudo no tempo de Deus e hoje estou aqui”, comemorou Jailson. Quem também aproveitou o show foi o mecânico de motocicletas Jonathan Rodrigo. “Sou fã do cara. É uma benção pura estar aqui. Tem muitos que gostariam de estar e não estão pois estão aprisionados nas drogas, no mundo do crime, na maldade. Aqui é benção”, opinou. Além do show de Fernandinho, o segundo dia da Festa da Uva contou com apresentações da curitibana Juliane Guth, banda EC3, Orquestra Assembleia de Deus e Bola de Neve. 

Sucessos do pagode e do sertanejo 

Atualmente, entre as músicas mais tocadas nas rádios e nos serviços de streaming os gêneros musicais que permanecem no topo das paradas são o pagode e o sertanejo. Os dois ritmos foram os mais representados durante o evento, que também cedeu espaço a outras manifestações musicais. Na sexta-feira, 7, o palco principal recebeu o grupo de pagode sul-matogrossense Atitude 67. O sexteto formado por Pedrinho Pimenta, Éric Polizér, Karan Cavallero, GP, Leandro Osmar e Regê agitou o terceiro dia de festas com seus principais hits como “Cerveja de Garrafa”, “Saidera” e “Tão Linda”. No mesmo dia, se apresentaram no palco 2 os artistas Mauro e Michelli, o DJ Jeyson Ribeiro, a banda de pop rock Módulo 80, a cantora sertaneja Fernanda Liz e a banda Terezo.  

No sábado, 8, o Parque da Uva começou a receber visitantes desde a parte da manhã e o calor contribuiu para que tudo saísse perfeito no quarto dia, que teve um total de dez atrações musicais. O Grupo Nostalgia e a Associação Italiana apresentaram música folclórica italiana; o grupo Matula Roots trouxe o reggae ao evento, enquanto a banda Cacique Marroquino e o grupo Zabilly agitaram a festa com muito rock. Houve ainda a apresentação do DJ Clever e do sertanejo Emerson Santos e da dupla Denis & Silvinho, antes dos dois shows nacionais. No Palco 2, os londrinenses Jeann e Júlio tocaram os grandes sucessos da carreira de mais de dez anos da dupla e antecipou a apresentação de Diego & Arnaldo, novo fenômeno da música sertaneja, que esteve diante do maior público registrado nos cinco dias de festa. 

Chitãozinho & Xororó fecham Festa da Uva com chave de ouro 

No domingo, 9, o Parque da Uva receberia o show mais esperado da semana festiva, com a dupla Chitãozinho e Xororó. Mas antes disso, a Festa da UVa ocntou com diversas atrações desde as primeiras horas da manhã, com a Santa Missa in Talian, realizada na Igreja Matriz. Depois, o artista Célio José de Lara e o grupo Vocale Luce Dell’Anima resgataram a música tradicional italiana. Já no período da tarde, a banda de hardcore No Money for a Bus deu início às apresentações musicais, seguidos por Disco Rock Band, Aero Diesel e pelos sertanejos Elizeu Moraes, Felipe Cavalieri e Taisa e Gabrielli. Por volta das 20 horas, uma torrencial chuva caiu em Colombo, com alguns shows do Palco 2 tendo que ser transferidos para o Pavilhão de Eventos.

Felizmente, já próximo da hora do início do show de Chitãozinho e Xororó se aproximava, a tempestade se transformou em uma fina garoa que cessou por completo quando José de Lima Sobrinho e Durval de Lima pisaram no palco principal do evento. A dupla emocionou o público cantando os maiores sucessos de uma história de mais de 40 anos de carreira e também algumas das mais recentes composições, encerrando a Festa da Uva 2020 de maneira única. “A Festa da Uva é um sucesso. Tivemos mais de duas mil pessoas trabalhando na organização do evento, entre empreendedores, parceiros e comissão organizadora. Foi construída uma cidade, praticamente, para mostrar Colombo e todo o seu potencial turístico e cultural, além do artesanato, da produção rural e o potencial de desenvolvimento econômico da nossa cidade e de tantos empreendedores locais. Só temos a agradecer o povo de Colombo que compareceu”, destacou Antonio Ricardo Milgioransa, presidente da Comissão Organizadora da Festa. 

Compartilhe nas Redes Sociais: