O evento teve como objetivo o estabelecimento de diretrizes e avaliação de forma propositiva da implementação de políticas públicas, ações, programas e projetos para promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação em razão de raça, cor, etnia, religião e origem, em âmbito Municipal, Estadual e Nacional.

Também foi eleita a delegação de Colombo que representará o município na V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná. A temática da conferência estadual realizada neste ano será o “Enfrentamento ao Racismo e às outras formas correlatas de Discriminação Étnico Raciais e de Intolerância Religiosa: Política de Estados e Responsabilidade de Todos”.

O evento contou com palestras e debates dos eixos temáticos, a aprovação das propostas extraídas dos grupos trabalhos e a eleição dos delegados à Conferência Estadual e aprovação das moções apresentadas.

Dentre os palestrantes, participaram o Jornalista Dorival Simões, que é apresentador do Programa Diversidade Cultural e entre outras funções é conselheiro no CONSEPIR e representante do Paraná na Federação Nacional do Culto Afro-brasileiro;o colombense Adegmar J. Silva, mais conhecido como Zelador Cultural Kandiero,escritor e pesquisador nas temáticas de educação voltada para a cultura de matriz africana, e conselheiro no Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura/MINC. Kandiero também é o presidente fundador e idealizador do Centro Cultural Humaitá – Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afro-brasileira.

A abertura solene do evento contou com a presença do prefeito Helder Lazarotto, da secretária Municipal de Assistência Social, Elis Lazarotto, do secretário Municipal de Comunicação Social. Onéias Ribeiro, da diretora do Departamento de Cultura, Marinei Vidolin, da coordenadora de Políticas de Promoção e Igualdade Racial, Sara Regina da Silva e do vereador Anderson Prego, que fizeram composição da mesa de abertura da Conferência.

Compartilhe nas Redes Sociais: